Claro, você tem familiares ou amigos que simpatizam mais com seus animais de estimação, sejam cães, gatos ou outros animais, do que outras pessoas. Ou talvez você se sinta melhor cercado por seus animais de estimação do que quando está com outras pessoas. Hoje isso não nos surpreende com o modo de vida que levamos, mas você sabe por que esse paradoxo surge?

Vários pesquisadores da Northeastern University estavam interessados ​​nas razões pelas quais uma pessoa sente mais simpatia por um animal do que por outra pessoa de sua própria espécie. Em seu estudo, eles descobriram que, especialmente em situações de abuso, algumas pessoas experimentam um nível particularmente alto de compaixão e amor pelos cães.

Qual foi a intenção do estudo?

O estudo, conduzido pelos pesquisadores Jack Levine e Arnold Arluk, teve como objetivo descobrir por que algumas pessoas têm um carinho especial por cães, o que não têm com outras pessoas.

O estudo concentrou-se principalmente em examinar se os sujeitos estavam mais preocupados com crueldade animal ou abuso humano. Os investigadores também acreditavam que a idade de abuso da vítima teria um impacto significativo na decisão. No entanto, eles não esperavam descobrir que a espécie também é um fator determinante.

Que método eles usaram no estudo?

Para testar ou refutar suas hipóteses e encontrar a resposta para suas perguntas, eles pediram a 240 alunos que demonstrassem seu grau de empatia em várias situações. Na forma de notícias, foram apresentadas imagens falsas de crianças, adultos, cães adultos e filhotes afetados por um taco de beisebol.

Os resultados mostraram que aqueles que lêem histórias sobre uma criança, um filhote e um cão adulto mostraram mais simpatia e angústia por animais do que por um humano.

Por que sentimos mais compaixão por nossos animais de estimação?

Os autores do estudo acreditam que nós, humanos, geralmente estamos mais preocupados com o sofrimento dos animais do que com a dor que outras pessoas experimentam. Isso só muda se a criança está sofrendo.

Isso ocorre porque vemos cães, filhotes e crianças como criaturas vulneráveis ​​que não podem se proteger ou se controlar. Os adultos, por outro lado, podem enfrentar o perigo por conta própria.

Além disso, também pode ser devido ao fato de as pessoas demonstrarem amor por cães, semelhante ao que mostramos às crianças e aos familiares próximos.

Quais foram os resultados do estudo?

Estudo explica por que muitas pessoas amam seus animais de estimação mais do que outros seres humanos

O estudo mostrou que a idade é um fator importante na empatia com outras pessoas. Isso não ocorre com cães ou outros animais. Além disso, as pessoas são mais empáticas com uma vítima que não pode cuidar de si mesma ou se proteger do que com alguém que é autônomo e auto-suficiente.

No entanto, embora muitas pessoas tenham um relacionamento próximo com seus animais de estimação e reconheçam que o relacionamento com eles é maior do que com outras pessoas, você não pode ter certeza de que elas sempre sofrerão mais ao verem que o animal se torna vítima de abuso ou ver uma pessoa.

Estudo explica por que muitas pessoas amam seus animais de estimação mais do que outros seres humanos

As opiniões sobre o sofrimento dos seres vivos variam dependendo da pessoa, e muitas contradições surgem. De fato, a empatia não faz sentido variar dependendo do tipo de animal torturado. Pessoas que sofrem danos em animais consomem produtos de origem animal que ocultam o abuso de animais ou são, por exemplo, entusiastas de touradas.

E você, se você tivesse uma escolha, quem você salvaria, uma pessoa ou um cachorro? E se essa pessoa fosse amada e o cachorro fosse seu? Se você tivesse que escolher entre seu animal de estimação e alguém, o que você faria? Como você pode ver, dependendo das circunstâncias, as opções serão diferentes.

Fonte do estudo: researchgate.net


COMPARTILHE ESSE ARTIGO EM GRUPOS DO FACEBOOK PARA QUE POSSAMOS VER OUTRAS OPINIÕES!


LEIA TAMBÉM:

Ciência Descobre Que Cães Podem Sentir ‘Pessoas Ruins’


Homem perde dentaduras, olha embaixo da mesa e vê um cachorro com um novo sorriso.


Um Jovem Cria um Restaurante Para Cães de Rua Aberto 24 Horas Por Dia!


 

APROVEITA E SE INSCREVE EM NOSSO CANAL:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *