Depois que o dono de um cachorro a abandonou, o Departamento de Polícia de Denver a acolheu e tratou como uma das suas.
Agora, a belga Malinois de 2 anos chamada Karma está prosperando como cão de detecção de explosivos ao lado de seu parceiro, o delegado Patrick Hynes.
Um começo difícil.
Em novembro passado, algumas crianças brincando em um parque viram um carro estacionar e soltar um cachorro antes de partir.
Karma vagou pelas ruas por seis dias antes que as pessoas no bairro finalmente conseguissem convence-la de entrar para dentro de uma casa. Houve uma tempestade de inverno iminente e todos que queriam salvar o Karma mantiveram suas garagens abertas na esperança de que ela entrasse em uma delas, disse Hynes.
Quando Karma foi finalmente capturada, “ela estava com uma das patas sangrando”, disse Hynes à CNN, acrescentando que o cão estava abaixo do peso e nervosa.
A mãe e o filho que encontraram Karma a levaram ao veterinário, que contatou o presidente do Grupo de Detecção de Explosivos da Front Range sobre uma potencial colocação para os Malinois belgas. A raça é conhecida por sua alta energia e produz bons cães para este tipo de trabalho.
O timing deu certo para Hynes, cujo parceiro K-9, um labrador cor de chocolate chamado Taylor, deveria aposentar-se depois de sete anos na força.
Agora ela está farejando explosivos.
Hynes ficou encantado quando seu parceiro anterior e seu cachorro pessoal, que moram com ele, pareciam se dar bem com a Karma em casa. Pouco depois, Karma começou seu treinamento policial.
Karma terminou seu treinamento em abril e foi certificada pela Associação Canina da Polícia Nacional no início de maio.
“Já temos o título e o distintivo”, disse Hynes. “Ela começou a trabalhar no início de maio.”
“Nós ficamos a postos o dia todo e nos certificamos de que ninguém traga dispositivos explosivos e tenha certeza de que os prédios estão seguros”, disse Hynes.
O duo também ajuda outras jurisdições se eles tiverem chamadas explosivas ou chamadas ativas.
Ela é exatamente o oposto de seu parceiro aposentado.
Hynes disse que seu novo parceiro é um pouco distante agora, o que é compreensível, dado o que ela passou, mas ela é cheia de energia.
“Se isso não desse certo – por mais desagradável que isso pareça – eu provavelmente não teria sido capaz de mantê-la”, disse Hynes. “Se ela não tivesse um trabalho como este, ela teria destruído minha casa.”
Karma definitivamente nasceu para isso!
“Ela fica toda animada quando eu começo a colocar meu uniforme e depois ela entra no meu carro”, disse Hynes.
COMPARTILHE a história de Karma nas redes sociais!
QUER LER MAIS HISTÓRIAS COMO ESTA?