Eu admito: eu falo com meus animais de estimação. Eu até tenho uma voz diferente para cada um. Meus amigos que não tem animais acham que é bobagem e até dizem que sou um pouco louca em continuar essas conversas unilaterais. 

Mas Nicholas Epley, professor de ciências comportamentais da Universidade de Chicago, discorda. Ele diz que é perfeitamente normal se envolver nesse comportamento, e pode realmente indicar um nível mais alto de cognição social.

Epley é o autor do Mindwise: Como entendemos o que os outros pensam, acreditam, sentem e queremEle é considerado um dos principais especialistas do mundo no fenômeno do antropomorfismo – a tendência de atribuir pensamentos, sentimentos ou características humanas a um objeto ou ser não humano.

O antropomorfismo é comum em crianças, capazes de se divertir por horas a fio conversando com amigos e brinquedos imaginários. É um comportamento perfeitamente saudável e os ajuda a desenvolver as habilidades sociais de que precisarão mais tarde na vida.

Espera-se que superemos essa tendência à medida que envelhecemos, e na maioria das vezes o fazemos. Mas, segundo Epley, confidenciar problemas de relacionamento com nossos cães ou implorar aos nossos carros antigos e confiáveis: “Por favor, nos levem mais um quilômetro” não nos torna imaturos ou loucos, nos torna seres humanos bem ajustados.

“Durante séculos, nossa vontade de reconhecer mentes em não-humanos tem sido vista como uma espécie de estupidez, uma tendência infantil ao antropomorfismo e superstição que os adultos educados e com pensamento claro superaram”, ele escreve em seu livro. “Acho que essa visão é equivocada e infeliz. 

Reconhecer a mente de outro ser humano envolve os mesmos processos psicológicos que reconhecer uma mente em outros animais.. É um reflexo da maior capacidade do nosso cérebro, em vez de um sinal da nossa estupidez. ”

O cérebro humano é programado para procurar nos rostos – especialmente nos olhos – dos outros por sinais de sua verdadeira natureza, uma habilidade que é frequentemente responsável por nossa própria sobrevivência. 

Quantas vezes você já ouviu uma pessoa descrever um “mau pressentimento” causado por alguém que mais tarde se mostrou perigoso?

Segundo Epley, somos “hipersensíveis aos olhos porque eles oferecem uma janela para a mente de outra pessoa”. Com isso dito, não parece tão estranho que olhar nos olhos expressivos e comoventes de nossos amados animais de estimação acenda nosso desejo natural de fazer conexões sociais.

Também temos a tendência de atribuir nomes às coisas que amamos – a forma mais comum de antropomorfismo. Os seres humanos têm feito isso com os objetos inanimados dos quais dependemos há mais de mil anos (pense em navios e armas). É natural desenvolver emoções para os objetos não humanos que desempenham um papel em nossa própria sobrevivência, mesmo sabendo que eles são apenas “coisas”.

O assunto dos animais antropomorfizados é um pouco mais complicado. 

Os cientistas consideram os animais como “mentes cinzentas” – o que significa que eles  podem ter mentes conscientes semelhantes às nossas, mas não podemos provar isso conclusivamente. Podemos não ter a tecnologia para ler as mentes de nossos cães e gatos, mas acho que aqueles que passaram a vida a seu redor podem atestar que suas consciências emocionais são extremamente semelhantes às nossas.

A capacidade de reconhecer os animais como seres semelhantes em que podemos confiar e interagir é um sinal de inteligência social, não  um comportamento de pessoa animal de estimação. 

Portanto, na próxima vez que um amigo ou ente querido revirar os olhos quando você conversar com seus animais de estimação, diga que você é apenas mais socialmente desenvolvido do que eles – você não esperaria que eles entendessem!


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