Perder seu companheiro cão pode ser difícil de aceitar. Mas não é o fim do mundo. Se eles são capazes de superar e seguir em frente, nós (seus amigos fiéis) devemos estar à altura da tarefa de apoiá-los e tornar as coisas mais fáceis para eles.

Porém, nem sempre isso acontece devido ao nosso cuidado. Às vezes, como é o caso hoje, a presença de um companheiro da mesma espécie é necessária para ajudá-lo a navegar pelo mundo após perder a visão.

A história de Tao , um lindo cachorrinho cego, ganhou as manchetes em todo o mundo no início deste ano quando foi mostrado que, em vez de um cão-guia ajudando um cego, era o contrário. Acontece que o lindo peludo foi presenteado com um cachorrinho de igual beleza que o tem ajudado a superar sua escuridão eterna.

Nosso herói canino se chama Oko , um ladrão de corações que apareceu nas contas de Tao e que, graças à sua solidariedade, já tem mais de 13.200 seguidores de suas caminhadas juntos. Com Oko, Tao pode andar orgulhoso e confiante, apesar de sua condição.

E Tao, de 10 anos, teve que remover os dois olhos separadamente devido ao glaucoma . Melanie Jackson, também conhecida como Mel, é sua mãe humana que, percebendo a situação de seu animal de estimação, não hesitou em levá-la ao veterinário que a diagnosticou e decidiu operar os dois olhos.

Oko e Tao, que bela irmandade!

“Glaucoma é o acúmulo de líquido no olho, não tem para onde drenar. Se você pode imaginar uma enxaqueca e multiplicá-la por cem, essa foi a dor que sentiu. Tudo começou em fevereiro de 2019, mas você sabe quando seu cachorro não parece normal. À noite, ele tinha a maior dor que eu já vi, então nós o levamos ao veterinário ”, disse Mel.

E é que a cegueira é uma condição que pode afetar cães de qualquer idade. Alguns perdem a visão completamente, outros apenas parcialmente, mas todos eles, naturalmente, são afetados em seu modo de vida.

“Ele estava coçando o rosto. A pressão estava tão alta em seu olho que não tivemos escolha a não ser removê-los ”, acrescentou Melanie.

O evento fez Mel aumentar a conscientização sobre o risco de glaucoma em cães , esperando que outros animais de estimação não tivessem que passar pelo mesmo acidente.

Condição que pode ser prevenida se diagnosticada precocemente, portanto e ciente disso, o chefe do Tao e também uma funcionária do The Kennel Club, usou o marcador de DNA de seu cachorro para ajudar a identificar outros cães que poderiam ser propenso a glaucoma.

As causas podem ser muitas. Existem cães que nascem sem a capacidade de enxergar quando afetados por doenças hereditárias, distúrbios congênitos ou lesões.

Por outro lado, certas raças também têm maior predisposição para ter problemas de visão, mas, seja como for, sabemos que o passar do tempo é inclemente e a idade pode ser um fator determinante. Felizmente, Tao tem mais do que um guia, um irmão mais novo com quem compartilhar jogos, alegria e amor.

Compartilhe esta história com seus entes queridos. Todos nós precisamos de companhia, carinho e às vezes alguém para nos guiar e nos mostrar o caminho que Oko faz com Tao. Definitivamente, há muito que aprender com os animais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *