Um grupo de cientistas acaba de descobrir a razão pela qual os cães conseguem deixar seus donos tão felizes.

Seguramente já lhe aconteceu de um cão te olhar com aqueles “olhos do filhote pidão”, que só de ter o contato com eles fixamente, te desarmam completamente. Como se fosse um bebê humano.

Esta expressão é familiar para você?

De acordo com os estudos, seriam dois músculos localizados perto dos olhos que lhes permitiriam fazer essa expressão que nos faz apaixonar. Tal como acontece com os pequeninos de casa.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores tiveram que dissecar os corpos de cães domésticos e lobos selvagens, mas eles asseguraram que nenhum animal foi especificamente morto para o estudo.

O estudo foi coletado na revista da Academia Americana de Ciências (PNAS), e foi publicado nesta segunda-feira.

O estudo conclui que os lobos não conseguem ter a mesma aparência triste que podemos ver em cães, porque eles não têm os músculos acima mencionados.

Eles foram capazes de verificar se os cães tinham aqueles músculos perfeitamente formados ao redor dos olhos, ao contrário dos lobos.

Ambos os animais separaram seus caminhos evolutivos há 33.000 anos atrás.

Em outro ponto da investigação, os cientistas testaram qual é a interação entre um cão e um ser humano que eles não conheciam, bem como entre um lobo e uma pessoa que eles não conheciam. Os resultados foram surpreendentes. Leia com atenção!

Apenas os cães conseguiram mover o contorno dos olhos com uma intensidade única ao olhar para os humanos.

“Isso os ajudou a ampliar os olhos, como os bebês”, explica Anne Burrows, professora da Duquesne University, em Pittsburgh, e co-autora do estudo.

Para este estudo é adicionado outro realizado em 2015, realizado por pesquisadores do Japão. Nessa ocasião, confirmou-se que a troca de olhares entre os cães e seu dono causou um pico mútuo de ocitocina, o chamado “hormônio do amor”.

É o mesmo e incrível efeito que ocorre quando uma mãe e seu bebê se olham.

“As descobertas sugerem que sobrancelhas expressivas em cães podem ser o resultado das preferências inconscientes dos seres humanos que influenciaram a seleção durante a domesticação. Quando os cães fazem o movimento, parece provocar um forte desejo nos seres humanos de cuidar deles “, disse Juliane Kaminski, psicóloga comparativa da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido.

Isso daria aos cães que mais moviam suas sobrancelhas uma ” vantagem de seleção” sobre os outros, reforçando o traço nas gerações posteriores. E vendo a reação que eles causaram em humanos, eles foram naturalmente desenvolvidos de geração em geração.

Estudos anteriores descobriram que os cães podem diferenciar entre emoções humanas positivas e negativas.

Esta descoberta vem apenas para reforçar o que já sabíamos, é impossível resistir a esse olhar. Agora que temos certeza de que eles fizeram isso para se conectar mais conosco, você acha que é certo que os abandonamos ou os maltratamos?

Essa é Mais uma razão para adorá-los. Compartilhe!

QUER LER MAIS HISTÓRIAS COMO ESTA?

CURTA 👍 NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK ⤵

LEIA TAMBÉM:

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *