Todos sabemos o quão importante é manter as unhas do nosso cachorro cortadas. Isso ajuda a manter e durabilidade e estética dos nossos pisos, a nossa pele sem arranhões em alguns casos e sem dúvida alguma também é bom para o cachorro. Então você se pergunta : Mas porquê meu cachorro odeia ter suas unhas aparadas?

Quando as unhas crescem demais, elas começam a enrolar e ficam desconfortáveis para eles. Em um habitat selvagem os cães podem desgastá-las com suas atividade, mas em nossas casas eles precisam de uma pequena ajuda nossa.

As que ficam do lado das patas não tocam o chão e provavelmente precisam ser aparadas. Mas por que os cães não parecem satisfeitos quando tentamos aparar um pouco suas unhas? É o que vamos falar adiante.


Isso pode ajudar a rever a anatomia da unha do cachorro. As unhas dos cachorros são semelhantes às nossas unhas, exceto que em nosso caso, podemos diferenciar o que é a parte da unha e o que é dedo (a parte com os nervos).

Para os cachorros, a unha é composta por uma parte externa que é parecida com à nossa unha e uma parte interna que é como se fosse a parte de unha rosa para nós. A parte interna é onde fica o nervo. Quando você corta, você só quer cortar a parte externa que esta sobrando e evitar o nervo.

É mais difícil ver as partes distintas, especialmente se as unhas dos pés estiverem escuras, mas confie em mim, que todas possuem um nervo, chamado de rápido, e se você cortar, dói muito.
A dor é a principal razão pela qual os cães odeiam que as aparem suas unhas. Se o seu cão já foi cortado demais, ou mesmo que tenha sido apenas uma vez, ele vai se lembrar disso.

A natureza proporciona dor como proteção e se algo dói, um animal deve aprender a evitar e até mesmo lutar contra ela. Este é um instinto de sobrevivência.


Se o seu cão já teve uma articulação machucada que doeu quando foi puxada a perna para cortar suas unhas ou se ele é um membro das raças condrodistróficas (raças de pernas curtas, como Bassett Hound ou Dachshund entre outras), pode ser desconfortável para você para esticar as pernas firmemente para aparar suas unhas.

Novamente, a dor é uma memória forte para um cachorro e para sobreviver, ele precisa se lembrar de coisas dolorosas e evitá-las, isso é o instinto animal.

O medo é outra coisa que os cachorros instintivamente devem lembrar. Os animais na natureza devem lembrar e evitar situações ou lugares onde sentiram que suas vidas estavam em perigo, como um lugar onde os predadores espreitam ou há uma queda acentuada.

Quando você retém o seu cão, (sem previamente ensinar a ele que não tem nada a temer) você desencadeia sua resposta ao medo e seus instintos de sobrevivência aparecem. Ele pode lutar contra aquela situação e você o aperta ainda mais em seu controle.

Então ele fica realmente em pânico e se sente como se não pudesse escapar. Sua resposta a essa ação pode levá-lo até mesmo a tentar te morder. Isso prejudica seu vínculo irrevogavelmente. Depois de uma luta dessas, sempre que você for tentar cortar as unhas, você ficará nervoso e ele lê sua linguagem corporal e novamente irá ter medo.


Normalmente as pessoas começam com o objetivo de aparar todas as unhas ao mesmo tempo, em vez de dividi-las pacientemente em pequenos passos para trabalhar em direção ao objetivo sem  que seu cachorro fique traumatizado.

Se você está lidando com um cachorro que já odeia ter as unhas cortadas, deixe seu veterinário te ajudar. Não há motivo para traumatizar seu cão. Agora, os veterinários têm protocolos de medicações seguras e eficazes para aliviar o medo do seu cão enquanto ele entende que está seguro mesmo quando suas unhas são cortadas.

Algumas dicas para aparar as unhas do seu cachorro

Comece dessa forma. Deslize calmamente seus pés em pequenos passos na direção do seu cachorro. Mostre-lhe os cortadores com algum alimento que ele ame, para que ele comece a associá-los com bons sentimentos.

Pegue sua patinha, dê seu alimento preferido outra vez. Se em algum momento ele se retirar ou tentar resistir, volte para o último passo em que ele estava mais confortável. Não o apresse.

Na primeira vez claro que ele pode estranhar, e se você se mover muito rápido, pode ocasionar um problema maior. Tenha cuidado para nunca cortar muito fundo e machucá-lo ou ele irá memorizar esse momento e isso vai dificultar ainda mais a sua tentativa de aparar as unhas do seu cachorro.

Você ama cães? Quer aprender tudo o que puder? Curta essa página no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *