Quando você pensa em animais venenosos, o que vem em sua mente? Aranhas? Escorpiões? Serpentes? A maioria dos animais mais venenosos do mundo são répteis, aracnídeos ou animais submarinos.
Preparamos uma lista surpreendente com os 10 animais mais venenosos do mundo. contando até o vencedor.
10. Peixe-Balão
O Peixe-balão pode até parecer fofo, mas eles também são bastante perigosos. A maioria dos peixes-balões nadam nas águas que cercam o Japão, a China e as Filipinas, bem como o México. O peixe-balão, apesar de ser venenoso, também é comestível quando preparado adequadamente de acordo com as medidas de segurança alimentar.
Se o prato for preparado incorretamente, pode levar a intoxicação alimentar e consequente morte, pratos devidamente preparados são considerados uma iguaria e podem ser vendidos por um bom dinheiro. Algumas pessoas pagam cerca de US $ 200 para experimentar um prato!
A pele, o tecido muscular, o fígado e os ovários do peixe-balão contêm uma toxina conhecida como tetrodoxina. Se você for infeliz e consumir essa toxina, você experimentará uma sensação de formigamento, sentirá queimar em sua boca, náuseas, dor de cabeça e problemas de fala e coordenação. Se você ingerir demais, você experimentará convulsões, paralisia, arritmia cardíaca e finalmente morte.
Conheça os 5 peixes mais coloridos do oceano
9. Phyllobates terribilis
Outro animal enganosamente fofo, esse sapo é pequeno e brilhantemente padronizado.
Normalmente vive na América do Sul e Central ou no Havaí. O veneno que as glândulas de sapo do dardo contêm é chamado de batrachotoxina. Esta toxina bloqueia os sinais nervosos aos músculos, causando paralisia e morte.
8. Taipan-do-Interior
Muitas cobras são venenosas, mas a taipan-do-interior é um dos mais mortíferos do planeta. O taipan-do-interior vive na Austrália e tem uma neurotoxina no veneno que é capaz de matar uma pessoa dentro de 45 minutos.
Felizmente, a mordida do taipan-do-interior pode ser prontamente tratada. Surpreendentemente, não há mortes relatadas causadas por essa cobra.
Tem Gostado Desse Artigo?
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS Clique no Botão Abaixo
7. Aranha Armadeira
Elas foram classificados como o animal mais venenoso do planeta pelo Guinness Book of World Records em 2007 e infelizmente são bastante populares em território brasileiro. A alta dosagem de serotonina no veneno da aranha armadeira é extremamente dolorosa. As neurotoxinas presentes podem causar paralisia e morte.
6. Peixe-Pedra
Os mergulhadores devem ter muito cuidado com este peixe venenoso, que se disfarça com a aparência camuflada e pode se misturar facilmente com rochas no fundo do mar. Normalmente, o peixinho é encontrado à espreita acima do Trópico de Capricórnio.
As espinhas nas costas do peixe trazem uma toxina que pode causar inchaço, necrose de tecido, paralisia, choque e finalmente morte. Embora a toxina seja tratável, o tratamento deve ocorrer imediatamente.
Sendo assim, geralmente é desafiador ou impossível quando se toma uma toxina desse nível ao nadar ao longo do oceano, o peixinho é bastante mortal. Se possível, a vítima deve mergulhar o local da ferida em água quente enquanto viaja para o hospital mais próximo.
Leia também: Os 10 Animais mais estranhos da Floresta Tropical.
5. Escorpião Amarelo da Palestina
Este escorpião também é conhecido como deathstalker, ele é de cor amarelo pálido e aparência translúcida e geralmente encontrado no Oriente Médio e Norte da África. Embora possa parecer delicado e efêmero, a ameaça representada por este escorpião é bastante substancial.
O veneno de um escorpião amarelo da palestina pode causar uma grande quantidade de dor, além de insuficiência respiratória. Aqueles com problemas cardíacos ou alergias são particularmente susceptíveis de morrer de uma picada.
4. Caracol do cone marmoreado
Esta concha em forma de cone contém uma criatura que pode entregar um veneno surpreendentemente perigoso. Os sintomas dele podem incluir dor, inflamação, entorpecimento e formigamento.
Se você receber uma dose elevada desse veneno, você experimentará perda de visão, insuficiência respiratória e paralisia muscular e eventualmente a morte. Não há antidoto para este veneno disponível, então não há como tratar a vítima. Por isso, o caracol de cone marmoreado é classificado como um dos animais mais perigosos do mundo.
Tem Gostado Desse Artigo?
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS Clique no Botão Abaixo
3. Polvo de anéis azuis
Este pequeno polvo é do tamanho de uma bola de golfe e pode facilmente sentar-se na palma da sua mão. No entanto, você definitivamente não desejaria isso, já que é quase o animal mais venenoso do mar.
Os polvos de anéis azuis fazem suas casas em torno de Austrália, Japão, Indonésia, Filipinas, Papua e Nova Guiné. O veneno deste animal pode causar cegueira, náusea, paralisia e insuficiência respiratória, bem como a morte.
2. Cobra Real
A Cobra real tem uma reputação de mortalidade, e por uma boa razão. Elas são tipicamente encontrados nas selvas da Índia e da China. Elas são reconhecíveis por seus amplos capuzes e são capazes de cuspir suas toxinas.
A toxina é imensamente dolorosa e uma vez que entra na corrente sanguínea, pode causar a morte em um curto espaço de tempo. 7 ml de veneno deste animal é suficiente para matar um elefante – ou 25 seres humanos.
1. Água-viva-caixa-australiana
Esta água-viva é considerada como o animal mais venenoso do mundo. Ela flutua nas águas que cercam a Ásia e a Austrália, e é tão transparente que é quase invisível se você não estiver procurando por isso.
Os tentáculos dessa água-viva produzem nematocistos. Uma vez que a toxina atinge o sangue, a pressão arterial aumenta. Isso pode levar a um ataque cardíaco e, finalmente, a morte.
Se picado por uma dessas águas-vivas, procure aplicar vinagre, tente embeber o local da ferida durante meia hora enquanto se dirige ao hospital mais próximo para ajuda.
Alguns desses animais são fáceis de evitar, enquanto outros podem representar mais um desafio. Mas agora que você está ciente de como eles são e os tipos de perigos que eles colocam para a vida humana, você deve estar mais atento para dirigir-se em torno deles na natureza.
Felizmente existem antivenenos disponíveis para muitas dessas toxinas, e um tratamento médico imediato pode muitas vezes salvar a vida de uma vítima.
COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS Clique no Botão Abaixo
2 respostas