Na terça-feira (17), a Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que aumenta a multa por maus-tratos a cães e gatos. Aprovado como substituto da comissão especial do projeto (1095/19) pelo deputado Fred Costa (Patriota-MG), esse assunto será encaminhado ao Senado.

A multa atual é de três meses a um ano e será aumentada para dois a cinco anos de prisão e uma multa para todos que abusarem, ferirem ou mutilarem cães e gatos.

O texto aprovado também proíbe a tutela do animal.

Quem Maltratar Cães e Gatos Poderá Pegar até Cinco Anos de Prisão.

A punição atual prevista na Lei de Crimes Ambientais aplica-se a casos de violência contra animais selvagens, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. No entanto, a alteração aprovada se aplica apenas a cães e gatos.

O relator, o deputado Celso Sabino (PSDB-PA), afirmou que a prisão é mais adequada para crimes contra cães e gatos, que são “animais mais frequentemente aceitos como animais de estimação e estabelecem relações íntimas” com os proprietários. Ao contrário da detenção, a reclusão pode ser realizada imediatamente a portas fechadas.

versão anterior

O texto original previa prisão de um a quatro anos e multa pelos maus tratos de todos os animais. No dia 11, o relator Selso Sabino chegou a publicar um texto alternativo, ainda mais rigoroso, no qual descreveu outros sete tipos de comportamento criminoso, mas admitiu que a proposta tinha resistência, o que o levou a enviar um texto muito mais escasso.

O que você achou disso? Compartilhe essa notícias em grupos para que mais pessoas possam se conscientizar disso.


LEIA TAMBÉM:

Cachorro é Baleado Enquanto Protege Seu Dono de 16 anos de Intrusos Armados


Um Cachorro Tetraplégico Volta a Andar e tem o Mais Tocante Reencontro com seu Dono.


Um cachorro chora inconsolavelmente depois de ser abandonado por sua família … E separado de seu irmão.


 

APROVEITA E SE INSCREVE EM NOSSO CANAL:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *