Sempre ouvimos falar sobre os perigos da obesidade em seres humanos, mas você já parou para pensar sobre como esses mesmos perigos se aplicam ao seu cachorro? Você pode adorar ver o quanto seu cachorro fica feliz quando você lhe dá aquela refeição que ele ama, mas talvez o que você ainda não saiba é que essa atitude pode estar encurtando a vida do seu cachorro, dando aquela refeição que não é indicada ou então acima da quantidade necessária. Nesse artigo estão 7 coisas que você deve saber sobre a obesidade em Cães.
1 – A obesidade pode causar danos permanentes
Mesmo com uma mudança na dieta e no exercício, depois de diagnosticado talvez isso nunca poderá ser corrigido. O peso extra pode causar danos duradouros aos órgãos, ossos e articulações internas do seu animal de estimação. Enquanto alguns danos são reversíveis, outros não são. Quanto mais cedo você reverter os maus hábitos do seu cão, menos provável é que eles sofrerão com consequências permanentes.
2 – Você deve sentir as costelas do seu cachorro
Na maioria das raças de cães, dificilmente você pode ver as costelas do cachorro, mas você deve sempre poder sentir elas e a coluna enquanto seu cachorro está parado. Na maioria dos animais de estimação, deve haver uma forma de agulha na cintura. Se você não consegue sentir as costelas do seu cão, ta na hora dele perder peso.
3 – Obesidade reduz seu tempo de vida
Estudos feitos em Labradores Retrievers descobriu que cães acima do peso ideal podem ter sua expectativa de vida reduzida em quase dois anos se comparado a cães mais magros. E claro que essa é uma quantidade significativa de tempo que você pode perder com o seu amado animal de estimação, especialmente quando você considera que a vida média do cão é de apenas 10-13 anos.
4 – tecido gordo secreta hormônios inflamatórios
Também cria estresse oxidativo no tecido do corpo. Ambas as coisas contribuem para muitas doenças. Então, a gordura corporal é mais do que simplesmente amortecimento – isso faz com que seu cachorro fique doente. A obesidade deve ser considerada como uma condição inflamatória crônica e de baixo nível.
5 – Os cães obesos correm maior risco de:
-
- -Cancers de todos os tipos
-
- -Diabetes
-
- Doença materna e hipertensão
-
- -Artrite
-
- – Intolerância ao exercício, resistência diminuída
-
- – dificuldade de respiração
-
- -Intolerância ao calor
-
- Doença ou disfunção do vírus
-
- -Enfraquecimento do sistema imunológico
6 – Converse com seu veterinário sobre mudar a dieta do seu cão
Se você percebeu que seu cão esta obeso e que chegou a hora de tomar medidas para aumentar sua saúde e seu tempo de vida, você deve conversar com seu veterinário antes de mudar sua dieta. Não reduza por conta própria a quantidade de alimento que você dá para o seu cão, pois isso pode causar desnutrição, por isso é importante discutir um bom alimento com baixo teor calórico e horários de alimentação para ajudar o seu cão a perder peso de maneira saudável.
7 – Aumente gradualmente o exercício do seu cachorro
Assim como os humanos com excesso de peso, cães obesos que estão acostumados a serem preguiçosos, não estarão assim tão dispostos e capazes de executar voltas ao redor do parque. Você deve gradualmente levar o seu cão a longas e mais intensas caminhadas para construir sua resistência e assim faze-lo praticar mais exercícios.