Um jovem turco da província de Mardin, no sudeste do país, está trabalhando de forma desenfreada para dar uma nova vida aos animais deficientes e ajuda-los a recuperarem sua mobilidade e felicidade de volta.

Hasan Kızıl, 22 anos, constrói dispositivos protéticos e ortopédicos para animais de graça, apenas com o que ele tem ao alcance de suas mãos. 

Em entrevista a uma mídia de comunicação turca, ele disse que está em uma missão para dar a animais de estimação e animais com deficiência a oportunidade de ter mais vidas móveis novamente.

Kızıl disse que usa qualquer material em sua vizinhança, incluindo peças de máquinas de lavar, tubos de alumínio e rodas de bicicleta, ao contrário de engenheiros e veterinários que possuem todo o equipamento certo e podem até fazer próteses de plástico com uma impressora 3D.

No entanto, sua falta de oportunidades e meios não o impediram, e o uso de materiais não convencionais e itens do dia-a-dia claramente ajudou a aumentar sua criatividade.

Por exemplo, ele fez uma perna protética com uma mangueira para uma águia de uma perna e até usou rodízios de gabinete para uma tartaruga sem pernas traseiras.

“Não importa que animal seja, apenas me dê uma semana e eu vou projetar [uma prótese], construí-la e enviá-la”.

Mas, por mais que ele goste de um desafio, Kızıl disse que ocasionalmente pede ajuda e conselhos de seus amigos veterinários em Istambul e Mardin.

Kızıl descreveu assistir os animais caminharem pela primeira vez como um momento ‘bonito’ e incrível.

“No começo, eles têm medo de andar, mas em cinco minutos começam a correr”, disse ele.

Kızıl também disse que quer desenvolver pernas biônicas para animais que não podem usar nenhuma das quatro pernas, tornando-a uma novidade histórica em saúde animal. Ele planeja incorporar a tecnologia de biossensores em seus projetos com a ajuda de engenheiros.

O jovem disse que perdeu o prazo de inscrição para os exames de admissão em universidades de todo o país no ano passado porque encontrou um gato ferido nas ruas e o levou ao veterinário para tratamento. Se ele conseguir obter pontos suficientes, Kızıl disse que quer estudar ciências e medicina veterinária.


Para que a gente continue trazendo posts como este, por favor, Compartilhe esse artigo em grupos do facebook, basta clicar no botão abaixo e fazer o compartilhamento! Obrigado desde já ❤️


LEIA TAMBÉM:

Policial bota sua vida em risco para salvar um cachorro de incêndio

Veterinário faz cirurgia inédita e devolve visão a cãozinho cego


Este homem é veterinário e trata animais em situação de rua gratuitamente.


 

APROVEITA E SE INSCREVE EM NOSSO CANAL:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *