2019 passou mas a Austrália continua a arder em chamas, o país enfrenta uma das piores queimadas da história, que já devastou um terço do território e já matou mais de meio milhão de animais, entre eles muitos coalas.
E a gente trouxe notícias atualizadas sobre essa tragédia para você ficar por dentro de todos os detalhes, fica comigo até o final desse artigo.
Austrália cometeu um suicídio climático.
Esse foi o termo utilizado por um dos mais importantes escritores australianos da atualidade, para descrever um fogo que consome o país desde Setembro, e que se intensificou ainda mais agora na virada do ano.
Cientistas estimam que meio bilhão de animais morreram e desse Total um terço da população de coalas, símbolo do país.
Eles ainda apontam a possível perda e até mesmo extinção de várias espécies de plantas e de animais.
Além disso Foram confirmadas 25 mortes até o momento a mais recente foi um senhor de 71 anos, outras tantas pessoas seguem desalojadas.
Só em Nova Gales do Sul um dos Estados mais afetados pelo fogo, 1500 casas foram destruídas e até o momento um terço do território australiano foi impactado pelas chamas, isso inclusive alterou a cor do céu na Oceania que amanheceu em tons de laranja e vermelho até a Nova Zelândia registrou esse fenômeno no céu.
O primeiro-ministro australiano Scott Morrison chegou a admitir que as chamas podem durar meses isso porque o período de seca se estende por pelo menos Mais um mês até o final de Fevereiro e as temperaturas devem continuar em alta.
Vale dizer que Morrison foi mundialmente criticado pela falta de resposta ao problema, ou seja; ele levou muito tempo para reagir aos incêndios, enquanto o país queimava ele tirou férias para relaxar no Havaí.
Austrália destina bilhões para recuperar áreas devastadas em incêndios florestais.
Agora que a crise ganhou proporções ainda maiores, o primeiro-ministro anunciou que vai destinar 2 Bilhões de Dólares australianos o equivalente a 5,6 bilhões de reais para a recuperação das áreas afetadas.
Três mil militares da reserva também foram convocados para reforçar a equipe de combate ao fogo.
Até o último final de semana mais de 200 Focus tinham sido registrados, nos últimos meses várias imagens sensibilizaram pessoas nas redes sociais.
A mais recente foi a foto de um canguru filhote carbonizado próximo a uma cerca de Arame uma imagem de Fato muito triste.
Vale destacar que a Austrália conta com uma política negacionista quando o assunto é mudança climática, o primeiro-ministro chegou Inclusive a dizer que os incêndios são desastres naturais ou seja isentando Interferência humana e o próprio modelo de vida atual dessa questão.
O país inclusive ficou em último lugar no índice de performance em mudança climática. O relatório preparado por uma ONG alemã.
Para o escritor australiano Richard Flanagam citado no início do artigo, os incêndios na Austrália podem representar para a crise climática internacional o mesmo de Chernobyl significou para o colapso da União Soviética.
Vamos continuar acompanhando todos os desdobramentos das histórias para trazer fatos atualizados para você.
CURTA 👍 NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK ⤵