Amit Patel tem 37 anos, é casado, tem um filho e mora em Londres, mas tem um problema: é cego e, por isso, tem uma companheira muito especial, Kika, sua cadela-guia, com quem caminha todos os dias na estrada para seu trabalho ou outros lugares onde ela precisa que seu amigo seja capaz de se mover.

Mas depois de muitos episódios desagradáveis ​​e discriminatórios, ele decidiu equipar Kika com uma câmera GoPro para registrar seu dia a dia.

Esta é uma foto da câmera de Kika quando eles estão dentro do metrô.

@Kika_GuideDog – Twitter

Aqui conversando com a polícia.

Sem a ajuda do cachorro Amit, eu não poderia fazer nada.

“ As pessoas me empurram, Kika é assediada, eles batem nela com guarda-chuvas, sacolas ”, diz Amit. É por isso que sua esposa, Seema, monta a câmera e analisa o conteúdo toda vez que ela retorna de um passeio. E todo o material é carregado no Twitter da Kika no Twitter @Kika_GuideDo, onde se busca conscientizar a população de Londres.

Um dos incidentes que mais os incomodaram aconteceu com uma mulher que se irritou porque ele estava subindo um pouco a escada do metrô com o cachorro. Amit estava carregando seu bebê nos braços e Kika, a mulher estava atrás deles e gritou que não iria perder o trem por causa do cachorro.

No entanto, Amit garante que 99% das vezes não tem problemas e que conhece gente muito simpática, mas que 1% é excessivamente “detestável e arrogante”.

“As pessoas a distraem (Kika), vão na frente dela e tentam ser divertidos ou tocá-la. Alguns pais não se importam e deixam seus filhos gritarem ou acariciá-la, então tenho que dizer a eles que ela está trabalhando e pedir-lhes que esperem nós entrarmos no trem . ”

Kika termina o dia exausta de percorrer as ruas movimentadas de Londres.

Muitas vezes acaba assim por culpa suja do estado das ruas.

“ Uma vez ela me disse que, como eu tenho um cão-guia, tenho que ser respeitosa se ela quiser acariciar meu cão ” , disse Amit. Em outra ocasião ele foi humilhado no ônibus por uma mulher que gritou com ele por 20 minutos dizendo que o cachorro estava com raiva e que ela precisava descer. E ninguém o defendeu. ” É muito difícil viajar por Londres, imagine fazer isso de olhos fechados .”

“ Uma das coisas que descobri sobre a minha cegueira é a solidão. Eu confio em Kika e na minha audição. Mas procuro sempre sair de casa com um sorriso no rosto ”, diz o homem.

Amit perdeu a visão em 2012 devido a uma doença chamada ceratocone, que altera o formato da córnea. Apesar de 6 transplantes, seu corpo rejeitou todos eles.

“É constrangedor gritar por socorro. Sou um londrino que quer se misturar com o meio ambiente, não quero chamar atenção ”.

É muito difícil para Amit as pessoas entenderem que Kika está trabalhando quando está em turnê pela cidade com ele.

Graças ao cachorro, ele pode levar uma vida quase normal com sua esposa e filho, às vezes, as pessoas não entendem o quão importante é o trabalho que fazem todos os dias.

Mas também destaca as boas ações das pessoas. “ Uma vez eu desci na estação errada e Kika se perdeu. Um homem me viu de longe, se aproximou, me deu um tapinha no ombro e perguntou se eu precisava de ajuda. Levei todo o caminho até chegar ao meu destino ”, conta feliz.

A vida de Amit e de milhares de pessoas que sofrem dessa condição não é nada fácil, graças aos cães-guia eles podem levar uma vida normal, mas nós que não temos essa condição não podemos entender totalmente como é o cotidiano de um cego.

Se você gostou compartilhe essa experiência para que possamos entender mais como ajudar e viver melhor em nossa sociedade. ❤🐾



VEJA TAMBÉM





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *