Existem muitas razões pelas quais gostamos de ter um animal de estimação e fazer dele parte de nossa vida e família.
Geralmente, muitas pessoas escolhem ter cães por companhia, segurança, amor e cuidado. Porém, mais do que companhia, muitos cães são treinados para ajudar em ocasiões específicas, como cães-guia, enquanto outros são treinados para resgatar e procurar pessoas.
Nesse caso temos Jenaye, que em 2012 sofreu uma lesão cerebral que colocou sua vida em perigo e agora qualquer golpe na cabeça, por menor que seja, é um grande perigo e aumenta a possibilidade de quadro epiléptico.
Os médicos pediram a Jenaye para ficar perto das pessoas o tempo todo para que, se ela tiver convulsões, eles pudessem ajudá-la e evitar que se machuque.
Jenaye encontrou seu cachorro Colt em 2012, um vira-lata fofo que se tornou seu cão de alerta médico e tem a capacidade de detectar a condição epiléptica de seu dono e agir para evitar mais danos sofridos durante as crises.
O treinamento de Colt foi feito pela própria Jenaye. Ela gravou praticando seu método e compartilha a experiência em seu canal no YouTube, que já ultrapassou um milhão de visualizações.
No treinamento, Jenaye simula uma crise epiléptica, ela se deita no chão e começa a balançar a cabeça , então o bonito Colt é visto correndo em direção a seu dono tentando proteger sua cabeça com seu corpo para que ela não bata no chão.
Quando Colt consegue, ele é recompensado com um biscoito.
A menina conta que no começo era difícil para Colt, ele se desesperava e outras vezes o chão não era adequado e ele escorregava várias vezes antes de se tornar o travesseiro de seu dono, mas com muita dedicação o cachorrinho conseguiu.
Agora Colt já está treinado para bloquear a cabeça de seu dono e evitar golpes que podem ser fatais para Janaye. “Colt é treinado para mantê-lo seguro”, diz a jovem.
O treinamento durou mais de um ano e meio até que Colt conseguiu fazê-lo como mostra seus vídeos. Ela explica que registra os treinos porque durante uma convulsão é como se ela não estivesse ali, então ela não poderia saber se fez seu trabalho bem ou não.
Ela expressa que está orgulhosa dele porque ele nunca para de tentar , sempre procura se certificar de que estou segura e continua tentando até eu chegar.
“Posso levar uma vida quase normal graças ao meu cachorro”, diz Kearns em uma das descrições de seus vídeos e é grata por isso.
Compartilhe esta história inspiradora com seus amigos!
VEJA TAMBÉM