É alarmante quando notamos sangue nas fezes do nosso filhote. É ainda mais alarmante se as fezes estão soltas, mole e em todos os lugares. Diarreia é uma queixa bastante comum entre os donos de cães e na maioria dos casos não é tratado como uma emergência, mas há momentos em que é importante se preocupar um pouco mais. Quando a diarreia é um pouco avermelhada e vem misturada com sangue é melhor tomar algumas precauções.

Entenda Melhor Sobre Diarreia em Cães

Acredite ou não, os cachorros podem ter problemas de estômago, assim como as pessoas. Esses problemas são conhecidos coletivamente como gastroenterite (inflamação do estômago e intestino) e quando há sangue presente, o termo torna-se gastroenterite hemorrágica . Isso pode ocorrer por conta de vírus, bactérias, parasitas e até mesmo fungos. Mas, ao contrário das pessoas, que podem enfrentar essa tempestade no estômago em casa mesmo indo ao banheiro, em casos caninos exigirão uma intervenção veterinária. Eles podem realmente ameaçar a vida, pois podem progredir para desidratação, choque e morte.

gastroenterite hemorrágica idiopática

A gastroenterite hemorrágica idiopática é um tipo de diarreia sangrenta em cães adultos e deve ser medicamente tratada. A enterite de parvovírus é outra causa comum de fezes sangrentas e ocorre especialmente em cães jovens que não estão bem vacinados, fezes com sangue merece uma preocupação particular.


Se você gostaria de proteger o seu cão contra a diarreia, certifique-se de que ele esteja bem vacinado contra a cinomose e o parvovírus. É importante que todos os cães sigam um programa de controle de parasitas prescrito por um veterinário. Eles devem ter uma dieta de alta qualidade e não consumir alimentos ricos em gordura. As latas de lixo devem estar inacessíveis e mudanças em suas dietas devem ser feitas gradualmente. Os probióticos (suplementos que contêm bactérias benéficas) mostraram grande promessa em ajudar os cães a ter um intestino saudável.


As mudanças na aparência das fezes podem ser causadas por coisas que não fazem mal, como comer algo diferente, mas se seu animal de estimação tiver fezes sangrentas, especialmente se ele parecer se sentir mal, é hora de visitar o veterinário. Todos os casos continuados de diarreia, por mais inconsequentes que parecem, precisam ser acompanhados por um veterinário.

NUNCA dê medicamentos humanos sem primeiro discutir com um veterinário. deixe que ele decida o que precisa ser dado com base nos exame e resultados de diagnóstico. Quando você vê fezes sangrentas, não entre em pânico, mas veja que é um alerta e se dirija o mais rápido possível a um veterinário!

Cachorro com Diarreia | Causas, Cuidados e Prevenção!

Gostou do Artigo? Compartilhe essa informação com seus amigos! CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO ⤵

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *