Antes de ser resgatado, este cachorro perambulava sozinho pelas ruas, lugar onde aparentemente ele viveu por toda sua vida. Naquela época, o cachorrinho tinha cerca de 11 anos e, devido à idade, ficou muito doente e só queria encontrar ajuda.
Um dia, ele decidiu tirar uma soneca na varanda da casa de uma mulher. A mulher percebeu que o cachorrinho estava doente e com muito medo, então resolveu se aproximar para ver o que havia de errado. Depois de vários dias, o cachorro, que ganhou o nome de Solovino, ainda estava na varanda, então ela decidiu fazer algo para ajudá-lo.
A mulher entrou em contato com o abrigo de animais, que concordou em cuidar de Solovino e o levou para sua sede. O centro de resgate é especializado em ajudar animais desabrigados, mas o cachorro foi colocado em um orfanato para se acostumar com o novo ambiente.
Infelizmente, Solovino foi adotado várias vezes, mas por algum motivo todas essas vezes ele foi devolvido ao abrigo, sem muitas explicações. Ninguém conseguia entender por que o doce cachorrinho não conseguia encontrar um lar adequado, até que Carol Messina apareceu para mudar sua vida.
Por sorte, Carol viu a foto de Solovino na internet e imediatamente soube que ele era o cachorro certo para ela e decidiu adotá-lo.
Carol disse: “Assim que vi o rosto dele no site, senti amor por ele. Então eu vi que o nome dele era Solovino, e sendo um grande fã de Star Wars, eu imediatamente pensei: ‘Bem, o nome dele é Solo! Eu sabia que era o destino. Então, quando o conheci e vi o quão triste ele estava, eu sabia que ele ficaria comigo para sempre, não importa o que acontecesse.”
Quando conheceu Solo, ele era muito triste, tímido e não confiava muito nas pessoas, mas sabia que com ela estaria seguro.
Solovino chegou em sua nova casa e embora devesse estar feliz, estava apavorado, aparentemente viver tanto tempo nas ruas o afetou. Além disso, ele era muito cauteloso com as pessoas e não confiável, como se achasse que Carol o devolveria como os outros adotantes fizeram.
Carol acrescentou: “Quando ele veio morar comigo, ele manteve o rabo entre as pernas por meses. Ele não era sociável com cães, pessoas e gatos, estremecendo toda vez que alguém tentava acariciá-lo.”
Logo, Carol faria uma descoberta que mudaria a situação de Solo, já que ele era quase completamente surdo e seus dentes o incomodavam muito. Nem mesmo os voluntários do abrigo haviam notado isso, o que explicava um pouco as razões de sua estranha atitude.
Talvez não ser capaz de ouvir as pessoas se aproximando fosse a razão pela qual ele estava tão ansioso ou nervoso. Além disso, seus dentes estavam lhe causando muita dor e era muito difícil para ele ficar feliz com qualquer atividade ou mostrar sua verdadeira atitude.
Sua nova mãe decidiu levá-lo ao veterinário para consertar os dentes e, assim que o fizeram, Solo mudou totalmente.
O cachorro começou a brincar e correr por toda parte da casa, e até começou a conhecer novos cachorros para formar boas amizades. Para ajudá-lo com seu problema de audição, Carol comprou para ele um arnês que diz surdo, para que as pessoas saibam e perguntem antes de acariciá-lo.
Além disso, ela sempre acende e apaga as luzes da casa, então Solo sabe que ela está chegando e não se assusta com sua presença. Solovino mudou completamente, em pouco tempo se tornou um cão feliz e extrovertido e aproveita sua vida ao máximo.
Carol comentou: “As pessoas que vivem ao nosso redor sempre comentam que nem parece mais o mesmo cachorro. Ele não abriu a boca nem para ofegar por meses, e agora ele sorri, gira e corre para fora uma dúzia de vezes por dia.”
Apesar de seus problemas de saúde, a vida de Solovino mudou completamente e agora ele está muito feliz por viver seus anos dourados ao lado de sua nova mãe. Depois de tantos anos morando nas ruas, a melhor coisa que poderia ter acontecido a Solovino foi encontrar um lar para sempre.