O diagnóstico de diabetes em seu animal de estimação sempre é alarmante. No entanto, a qualidade de vida do animal de estimação pode ser mantida através da administração de terapia com insulina, dieta e exercício, sob a direção do seu veterinário claro.
Aproximadamente um cão ou gato de cada 500 ou até um a cada 100 – desenvolve essa condição. O diabetes se desenvolve quando há muita glicose (açúcar) no sangue, o que é causado pela produção insuficiente da hormona insulina ou a incapacidade do organismo para responder à insulina.
O diabetes normalmente se apresenta quando o animal é mais velho, entre 4 e 14 anos de idade para cães e em gatos de meia idade para idosos. Nos cães, as fêmeas que não foram castradas estão duas vezes mais propensas que os machos em se tornarem diabéticas. Em gatos, os machos castrados estão mais propensos de serem diagnosticados com a doença. Tal como acontece com os seres humanos, a obesidade em animais de estimação também pode trazer a condição.
Sinais de diabetes
O seguinte pode indicar a presença de diabetes mellitus em seu animal de estimação. Nem todos os animais de estimação exibirão todos os sinais, mas vale a pena falar ao seu veterinário para que ele possa investigar mais a respeito da sua causa.
-
- Micção freqüente e aumento do volume de urina
-
- Beber mais água
-
- Comer excessivamente e não ter ganho de peso
-
- Perda de peso
-
- Mudança de apetite
-
- Vômito
-
- Cataratas em cães
-
- Fraqueza da perna traseira em gatos
-
- Respiração que cheira frutado ou doce
Para diagnosticar diabetes, o veterinário irá perguntar sobre os sinais clínicos do seu animal de estimação, realizar um exame físico, extrair sangue e fazer um exame de urina.
O diagnóstico deve ser positivo, mantenha a calma. Embora não haja cura, “Diabetes é considerado um transtorno gerenciável – e muitos animais de estimação podem levar vidas felizes e saudáveis”.
Na verdade, quando o diabetes é gerenciado corretamente, a expectativa de vida de animais de estimação com a doença é semelhante à de cães ou gatos saudáveis.
Como o seu veterinário ajuda
Seu veterinário desenvolverá um plano de tratamento com base na gravidade dos sinais e na saúde geral do seu animal de estimação. Ele ou ela pode recomendar um produto de insulina como o Caninsulin.
Cada cão e gato respondem de forma diferente ao tratamento. Após a confirmação inicial do diabetes, as visitas iniciais de acompanhamento permitirão ao seu veterinário ajustar a dose de insulina do seu animal de estimação com base em testes de glicose no sangue.
É importante trabalhar em estreita colaboração com o seu veterinário para garantir que seu animal de estimação receba os melhores cuidados médicos possíveis com base nas suas necessidades individuais. Também é vital que você mantenha uma comunicação contínua com seu veterinário e relate quaisquer mudanças na saúde do seu animal de estimação.
O que você pode fazer como pai de um animal de estimação
Uma parte importante no tratamento da saúde do seu animal diabético. Se a insulina for necessária para regular o açúcar no sangue, seu veterinário deve instruí-lo sobre como:
-
- Monitorar os níveis de glicose no sangue
-
- Administrar insulina
-
- Gerenciar a dieta e exercício do animal
Outras etapas a serem tomadas quando o diabetes agora faz parte da vida do seu animal de estimação, inclui aderir a uma programação para que seu animal de estimação receba insulina ao mesmo tempo todos os dias, dependendo das refeições.
Você também vai passar um pouco mais de tempo lendo os rótulos dos alimentos do seu amigo de 4 patas. Antes de colocar algo na tigela de comida do seu animal de estimação, saiba que alimentos com alto teor de gordura e carboidratos geralmente devem ser evitados.
As chaves para gerenciar a saúde de um animal de estimação com diabetes são: manter a dieta certa, exercício consistente, terapia com insulina e visitas ao veterinária de forma constante.