Equipes de resgate na Austrália estão enviando os heróis de quatro patas para farejar os marsupiais que vivem nas árvores – rastreando-os pelo cheiro de sua pele ou mesmo de seu cocô, informou a ABC News.
O olfato apurado torna o nariz dos cães “uma ferramenta vital para ajudar a sobrevivência da população de coalas”, disse a National Disaster Search Dog Foundation da Califórnia em um comunicado.
Uma cadela de 4 anos chamada Taylor, resgatou oito coalas, de acordo com as pessoas que estão à frente do movimento.
“Como eles podem cheirar o que não podemos ver, os cães podem ser usados para rastrear animais raros, detectar espécies de pragas e localizar plantas nativas ameaçadas”, disse Celine Frere, pesquisadora da Universidade de Sunshine. “Então, eles têm um papel muito importante a desempenhar na conservação.”
Outro cão de resgate, um border collie de olhos azuis chamado Bear, chegou até a ganhar status de celebridade, levando o ator Tom Hanks a proclamar no Twitter que a história do cachorro “é um filme da Disney que deve ser feito, a história do urso, o cão detetor de coala.”
Hanks deu a Bear uma mensagem no mês passado em uma postagem no Twitter dele lendo “tuítes legais”.
“Este é Bear”, disse ele. “Ele foi abandonado quando filhote devido ao seu TOC, mas rapidamente encontrou uma nova vida como um cão detector de coalas…. Ele é o seu salvador inesperado. ”
VEJA TAMBÉM