O cachorrinho da história de hoje protagoniza o mais puro ato de amor que pode existir e seu exemplo cativou uma família de turistas que o quis adotar, mas só conseguiu torná-lo famoso.
Mejía e sua família estavam visitando a praia de Punta Negra, uma pequena comunidade litorânea em um dia comum de sol e diversão com a família, mas um cachorro muito simpático se aproximou deles e roubou a atenção de todos.
Jolie percebeu o quanto cachorro contemplava o mar. A postura dele chamou a atenção dos Mejías, o peludo se aproximou deles para brincar e pedir comida. A família estava com seus animais de estimação, então os animais imediatamente se entrosaram.
Mas havia algo curioso no cachorro, às vezes ele se sentava na areia apenas para contemplar o infinito do mar.
Isso tocou Jolie e sua família.
Depois de algumas horas, Jolie achou estranho que ninguém viesse buscar o cachorrinho. O cão parecia muito bem, estava bem alimentado e limpo, mas também tinha uma coleira. Não parecia que fosse um cão que vivia nas ruas. E ela não estava tão errada, mas a questão não era como ela imaginava.
Depois de um tempo, Jolie e sua família ficaram preocupados porque estava quase na hora de ir para casa e eles não queriam deixar o cachorro sozinho. E se fosse um animal de estimação perdido? Naquele momento, o melhor que podiam fazer era optar por adotá-lo.
Se ninguém aparecesse para ele, essa amante dos animais e sua família o levariam com eles.
Mas Jolie viu um vendedor de comida andando pela praia e decidiu verificar com ele se ele não sabia a quem o filhote poderia pertencer. A resposta o surpreendeu.
“Ele explicou que praticamente todos na região conhecem o cachorro e gostam muito dele. Ele nos disse que o dono do cachorro era um pescador que faleceu há muito tempo , e que o cachorro vem à praia todos os dias e olha o mar”, disse Mejía.
A história comoveu completamente o grupo familiar, eles nunca imaginariam que tinham um verdadeiro Hachiko com eles. Descobriram que a lealdade deste cão era inquebrável e apesar de não ver o seu dono há tanto tempo, o cão continua a ir à praia todos os dias com a ilusão de que voltará por ele.
Aparentemente o dono do peludo se perdeu há mais de um ano no mar e ninguém sabia o que havia acontecido com ele.
O comerciante explicou a Jolie que o nome do cachorro é Vaguito, os moradores o batizaram assim porque por mais que tenham tentado mantê-lo em um lugar seguro porque o peludo escapa . O cachorro sempre volta para a praia, então uma mulher agora é sua cuidadora.
Juntos, eles lhe dão comida e o mantêm limpo, e Vaguito dorme na casa de uma mulher, mas todos os dias ele volta à praia para esperar seu humano.
Que a fidelidade seja ricamente recompensada nesta vida! Mais uma vez um cachorro nos mostra o quão incondicionais esses animais fiéis podem ser, nossos melhores amigos.