Texugo é um cocker spaniel que foi encontrado dentro de um balde, abandonado no jardim da frente de uma casa quando era apenas um cachorrinho. O cãozinho foi encontrado junto com três outros cachorros, quando ele tinha cerca de seis semanas de idade.
Texugo e os outros filhotes não tinham pelos devido à sarna grave, tinham infecções nos olhos e nos ouvidos e estavam gravemente desnutridos.
Depois de receber o tratamento, os filhotes chamados Dustin (agora Badyer), El, Lucas e Mike; em homenagem aos personagens de Stranger Things, foram adotados por famílias amorosas.
Mas o adorável Texugo que aparentemente era o mais agitado de todos, não conseguiu cativar sua nova família, e foi devolvido ao abrigo. Lá eles consideraram que ele poderia ter um grande futuro com a polícia.
“Tem sido incrível ver a transformação de um pobre e medroso cachorrinho em um herói corajoso e inteligente na luta contra o crime.”
Texuco era bastante inquieto e ótimo em farejar objetos e encontrá-los. Daí surgiu a ideia de entrar em contato com a polícia para ser seu novo recruta.
A mulher acrescentou:
“Ele estava sempre em movimento e precisava de estímulo constante; era demais para seus adotantes, então ele voltou para nós. Nós o mantivemos ocupado escondendo bolas de tênis pelo centro e fazendo brincadeiras de cheiros com ele.
Agora, Texuco se tornou um “defensor da justiça” após seu início difícil. Ele foi treinado pela polícia como um cão farejador e faz parte da Unidade de Cães da Polícia de Surrey e Sussex.
Depois de muito amor e treinamento, ela recuperou sua confiança nos humanos. Ele ainda tem aquele lado atrevido, mas é obcecado por trabalho. Isso me faz sorrir o dia todo.
Ele é um menino tão inteligente! Quando ele se formou, a polícia nos enviou uma cópia de seu certificado e uma foto oficial dele, Texuco, agora com 20 meses, formou-se como cão farejador há pouco mais de seis meses e passa os dias lutando contra o crime.
Ele já é uma estrela em seu trabalho, com prisões importantes, incluindo a descoberta de uma quantidade de dinheiro, drogas e um telefone celular que ele encontrou escondido no terreno de uma igreja.
Já vimos muitos cães indesejados e abandonados se tornarem ótimos cães policiais e rastreadores de sucesso ao completar seu treinamento.