Um pequeno Jack Russell terrier conquistou corações e admiradores por ajudar a neutralizar centenas de explosivos russos na Ucrânia. Agora ele também ganhou honras estaduais.

Patron, o cão farejador de bombas, e seu dono, Mykhailo Iliev, do Serviço de Proteção Civil, receberam uma medalha do presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy durante uma entrevista coletiva no domingo, em reconhecimento por seus serviços ao país.

Patron, cujo nome significa “munição” em ucraniano, foi reconhecido por detectar mais de 200 munições não detonadas desde o início da guerra no final de fevereiro, segundo a Reuters.

Com seu focinho poderoso e um pequeno colete de proteção, Patron se tornou uma figura nos canais oficiais de mídia social ucraniana e um símbolo internacional de patriotismo. Ele até inspirou muitas artes de fãs na forma de ilustrações (variando de emocionantes a irônicas) e pelúcias de malha.

Zelenskyy apresentou o prêmio em uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau em Kiev, enquanto Patron latiu e abanou o rabo com entusiasmo. A certa altura, Trudeau riu e fingiu vasculhar os bolsos em busca de guloseimas.

O terrier de 2 anos foi treinado profissionalmente por cinologistas para mostrar como os cães podem ser treinados para realizar tarefas específicas, mas no início da guerra ele se concentrou em aprender a farejar minas.

Iliev, que é de Chernihiv e faz esse tipo de trabalho desde 2014, inicialmente comprou Patron de um colega de trabalho como animal de estimação para seu filho. Agora os dois trabalham juntos para neutralizar minas e mísseis deixados pelas forças russas.

Patron foi treinado para reconhecer o cheiro de pólvora. Quando ele sente o cheiro, ele dá um sinal a Iliev, que então trabalha com seus companheiros humanos para encontrar e desativar os dispositivos.

Quando Patron não está farejando explosivos, ele está na comunidade fazendo trabalhos de caridade. Isso é de acordo com o Centro de Comunicações Estratégicas e Segurança da Informação da Ucrânia, que compartilhou uma foto dele cumprimentando uma criança em um hospital de Kiev no mês passado.

Os cães são seres extraordinários e essenciais em nossas vidas. Obrigado por existirem. ❤

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *