Em meio aos vorazes incêndios que devastaram o vasto território australiano, bombeiros e funcionários do prestigiado e premiado Zoológico de Mogo, em Nova Gales do Sul, na Austrália, emergiram quando a água doce necessária para saciar tanto tragédia
Graças à extraordinária coragem e esforço, eles conseguiram salvar todos os seus animais das chamas. O Mogo Zoo é famoso por ter a maior e mais completa coleção de primatas da Austrália, além de zebras, rinocerontes e girafas.
E não é que eles vivam na melhor situação dentro de um zoológico, mas hoje eles estão vivos graças a esses heróis.
Ameaçadas pelo fogo crescente, uma vez que estava na linha de fogo, as autoridades decidiram manter o local fechado. Eles não estavam correndo riscos, no entanto, decidiram ficar e não evacuar.
Em um ato de amor e um verdadeiro senso de pertencimento, todos os zeladores do Zoológico de Mogo conseguiram proteger e subtrair 200 vítimas desse desastre horrível e doloroso que já matou quase 500 milhões de almas de todas as espécies animais .
Bombeiros lutaram no exterior e funcionários dentro do zoológico, contra o fogo.
Mas não apenas os membros da equipe têm todo o crédito. Muitos moradores da área também abriram as portas de seus corações e suas casas para cuidar de macacos, pandas e até de um tigre.
O único mecanismo comum dessas pessoas era salvar vidas inocentes, e elas o salvaram.
” A situação era apocalíptica, algo muito semelhante ao filme de Armagedon, mas tínhamos um plano preciso: primeiro nos livramos de tudo inflamável e depois nos voltamos para os animais ” , disse Chad Staples, diretor do zoológico.
A operação mais complexa foi encontrar refúgio para as espécies menores e mais vulneráveis, pois as maiores, como leões, tigres e orangotangos, foram transferidas para áreas seguras sem problemas, onde permaneceram calmas e seguras, com centenas de milhares de pessoas e com muita água que foi preparada com antecedência.
Em vista disso, o próprio diretor Staples tomou a decisão de levar os outros para sua própria casa, em uma demonstração de empatia e solidariedade, que todos deveríamos imitar.
Thank you to all for your messages of concern and support today. Our incredible team of keepers have bravely secured the safety of all of our wonderful animals and the staff onsite.Our prayers are with the #Mogo and #BatemansBay communities, all affected by #NSWbushfires pic.twitter.com/EI1Ydlx8yz
— mogowildlife (@mogowildlife) December 31, 2019
” Neste momento, em minha casa, existem animais de todas as descrições em todos os quartos, que estão seguros e protegidos … posso dizer com orgulho que nenhum animal foi perdido ” , disse o fervoroso ambientalista.”
Graças à nobreza e à grande consciência demonstradas por todos os homens e mulheres que participaram desse confronto com a morte , hoje todos os animais do parque estão a salvo do fogo.
'There's a tiger to the back of the house.' 🐅🏠😅
Rangers from @mogowildlife, 10 minutes from the #AustralianFires, have had to keep some animals in their homes to keep them safe.
Sara Ang from the wildlife park says all animals and staff are safe.
🎧 Listen via @BBCSounds pic.twitter.com/IWXIvOmMaY
— BBC Radio 5 Live (@bbc5live) December 31, 2019
Certamente, se não fosse por esses heróis anônimos, o agora reconhecido Zoológico de Mogo e tudo nele seriam apenas cinzas, uma memória distante.
Infelizmente, a cidade de Mogo foi severamente danificada com dezenas de perdas imobiliárias e ecológicas, deixando milhares à deriva; Além disso, pelo menos sete pessoas perderam a vida desde o início da tragédia no estado de Nova Gales do Sul.
Sabemos que na Austrália não há religião oficial, no entanto, não é necessário ser religioso para orar e pedir por esse país que esteve envolvido no meio de um pesadelo infernal, cujas consequências afetaram e afetarão o ecossistema globalmente no futuro.