Quando chega o inverno, as ruas se tornam um lugar ainda mais perigoso para os sem-teto.
Anualmente são relatadas mortes de moradores de rua que, sem receber nenhuma proteção, passam a noite no frio, mas não são apenas as pessoas que estão expostos a essa dura realidade.
Os animais também sofrem com seus donos e precisam de abrigo
Por isso, um abrigo no Rio Grande do Sul implantou uma regulamentação que merece aplauso: os animais de estimação dos moradores de rua também são recebidos em abrigos, porque também eles merecem proteção.
Não é uma causa realmente justa?
Embora para alguns possa soar estranho, há algumas semanas o Brasil enfrenta uma forte onda de frio e, diante do ímpeto do inverno, muitas pessoas são afetadas e enfrentam a necessidade de ajudá-las.
Mas no Centro Olímpico Municipal de Canoas, no Rio Grande do Sul, eles não estão ajudando apenas os sem-teto, mas também os peludos.
Todas essas esteiras foram habilitadas para eles.
Os voluntários do abrigo acolhem dezenas de pessoas todas as noites, juntamente com seus animais.
Para quem mora na rua, o animal de estimação passa a ser um verdadeiro companheiro.
A iniciativa foi lançada com a ajuda de toda a comunidade e da própria Câmara Municipal.
Os residentes locais juntaram forças para recolher o mobiliário necessário para fazer da cacha um centro de refugiados e o assunto deu muito bons resultados.
Um cobertor quente no inverno é de grande ajuda.
Além de acomodação, alimentação e abrigo foram fornecidos aos beneficiários no local. Essas pessoas receberam roupas limpas e um kit de higiene pessoal que posteriormente poderiam levar.
A ideia é que eles também possam cuidar de si próprios.
O centro foi treinado para abrigar 70 moradores de rua com seus animais de estimação e somente no primeiro dia receberam 37 deles.
Embora a praça não tenha sido preenchida, o número foi favorável considerando que os moradores de rua não tiveram como conhecer a iniciativa além do convite feito pelos vizinhos e beneficiários da causa.
Todos esses alimentos são para os convidados.
A inauguração do centro foi um sucesso e nenhum problema foi relatado. Tanto as pessoas quanto seus animais de estimação eram muito bem comportados; por isso, está prevista a abertura de mais abrigos em outras áreas do país.
No momento, o do centro olímpico já está fechado, pois o plano era abrigar durante a temporada de frio que está terminando.
Foram dias muito benéficos para todos.
Sem dúvida, esta foi uma iniciativa muito boa, mas o que mais chamou a atenção é o fato de que pela primeira vez no país se pensaram nesses seres nobres como os animais de estimação.
De alguma forma, isso nos fala de uma sensibilidade mais avançada que vem se desenvolvendo no local.
Ajudar os outros é ajudar a si mesmo.
Não se pode negar que essa mudança de mentalidade decorre de campanhas de educação para a vida animal.
No dia em que todos os humanos virem seus animais de estimação como seres importantes que merecem respeito, o mundo, sem dúvida, será um lugar melhor. E com esse gesto, você pode ver que o Brasil já começou a promover essa mudança.
Esse tipo de notícia nos faz acreditar no avanço da sociedade, por isso esperamos que essa iniciativa se multiplique pelo mundo. ❤🐾