Os especialistas comportamentais dizem que o momento crucial para a socialização na vida de um cachorro é de três semanas a quatro meses de idade. É quando os filhotes desenvolvem suas personalidades e estão mais propensos a se adaptarem a certas habilidades e comportamentos. Mas o que acontece quando um cachorrinho cresce em um ambiente diferente do que é o ideal?
Alguns cães que acabam em abrigos nunca têm chance de socialização. Muitas vezes se tornam temerosos, tímidos e cautelosos com coisas novas, e isso pode afetar suas chances de se adequar a uma nova família.
Mas se você acabou de resgatar ou adotar um cão em sua fase adulta, não se preocupe. Nunca é tarde demais para começar a socialização. Preparamos 4 super dicas que vão te ajudar bastante na socialização do seu mais novo amigo.
O desafio
A diferença entre socializar um cachorrinho e trabalhar com um cão adulto é que, com um cachorrinho é como se você tivesse um livro em branco então é só começar a escrever ele. Eles não têm noções preconcebidas sobre o que está acontecendo ao seu redor, e enquanto algo pode ser inicialmente assustador, eles não tem nada em seu passado para deixá-los desconfortáveis.
A experiência de vida de um cão adulto muitas vezes funciona contra eles. Eles provavelmente já passaram por muitas situações que estão na lista de socialização, e se foi uma experiência ruim, você já está um passo atrás. Novas pessoas, veículos, crianças excitadas – você tem que trabalhar sem saber o tipo de reforço negativo que eles experimentaram no passado. Alguns cães adultos resgatados também passaram daquele estágio de filhote quando estão abertos a coisas novas. E acabaram se tornando desconfiados do mundo.
A solução
Quanto mais cedo você aceitar o fato de que a socialização de um cão adulto que foi resgatado ou adotado demorará mais e exigirá mais esforço do que com um filhote, melhor será a experiência de vocês. Se você esperar que ele se socialize rápido demais, você pode acabar se frustrando. Isso pode demorar semanas até que possa notar melhorias, mas essas dicas te ajudarão bastante.
1- Iniciar a uma distância
As coisas são sempre mais assustadoras quando seu novo amigo já possui algum trauma ou não esta acostumado com aquela situação. Se o seu cachorro estiver mostrando sinais de ter medo de outros cães, comece trazendo-os para um local onde ele possa ver os cães à distância, mas há uma cerca ou muito terra separando-os. Tire um tempo construindo sua confiança de longe antes de se aproximar gradualmente.
2 – Escolha um foco
Com um filhote, você pode lhe apresentar várias coisas novas por semana. Mas com um cão em sua fase adulta, as coisas vão acontecer mais devagar. Concentre-se em uma parte específica da socialização de cada vez. Se você quer que eles se acostumem com os carros, por exemplo, não faça nada novo até que eles tenham mostrado melhorias com esse obstáculo particular.
3 – Ignore Comportamento Indesejável
Se o seu cão corre para debaixo da cama sempre que ele ouve algum barulho, ignore-os. Parece ser um pouco duro, mas protegê-los só reforçará o pensamento de que o barulho é um monstro assustador. Repreender e mostrar desaprovação também é algo errado que não devemos fazer. Sua melhor estratégia é agir como se tudo fosse normal. Faça algo para atrair sutilmente o seu cão para sair. Pegue o seu brinquedo favorito ou faça algo que eles gostem. Quando eles saírem, recompensem sua bravura.
4 – Escolha suas batalhas
Como seu novo dono, talvez você não saiba que tipo de passado seu cão está lidando. Eles podem ter sido abusados ou negligenciados, e se eles estavam no abrigo, você sabe que eles foram abandonados. É seu trabalho como seu adotante mostrar-lhes uma vida melhor, cheia de amor, conforto e sensação de segurança. Se o seu cão está aterrorizado ao encontrar homens, provavelmente há uma boa razão. Quando eles se acolhem para cada cachorro grande que eles vêem, seu medo pode não ser tão irracional quanto parece.
Você quer que seu cão esteja preparado para enfrentar todas as situações que eles encontrem, certo?. Se eles temem algo, não os forcem. Jogue juntos no quintal em vez de ir no parque com outros cães. Se eles não gostam de estranhos, explique isso aos convidados e peça-lhes para deixar o cachorro sozinho. Você pode continuar trabalhando nessas questões ao longo do tempo, mas sua responsabilidade final é fazer o melhor para o seu cão.
Se gostou desse artigo, preparamos esse aqui para que você entenda um pouco mais sobre o resgate de cães.