Não é novidade que os cães estão constantemente em alerta e percebem os perigos muito antes de nos, seus companheiros humanos, e a história que vou te contar agora, confirma o quanto os cães são excepcionais e protetores incomparáveis.
Patapouf, o cachorro da família Thierry, usou seu instinto de sobrevivência para salvar sua família, além de sua própria vida. Sem seu ato de bravura, salvou sua família do incêndio que devastou o apartamento vizinho e poderia ter atingido o deles e provavelmente os sufocado.
Este Yorkshire Terrier de 4 anos começou a latir insistentemente no meio da noite, enquanto a família dormia pacificamente em seu apartamento localizado em Fontaine-l’Evêque , perto de Charleroi, na Bélgica.
Thierry então acordou para mandar seu cachorro fazer silêncio, mas este continuou a latir ainda mais. Intrigado com esse comportamento, seu mestre saiu da cama para ver o que estava acontecendo.
O cheiro de queimado imediatamente invadiu suas narinas e ficou cada vez mais vívido à medida que ele se aproximava da cozinha e da porta da frente.
Ele então percebeu que o apartamento da frente estava nas garras de um incêndio violento, que ameaçou se espalhar para sua acomodação. Sem hesitar, Thierry Leconte ligou para o corpo de bombeiros e levou sua esposa e seus dois filhos, bem como Patapouf, para fora do apartamento pelo telhado do prédio.
Uma equipa de bombeiros de Charleroi já se encontrava a caminho, pois os vizinhos já os avisaram. Chegaram a tempo de apagar o incêndio e evitar que se alastrasse a outros apartamentos, incluindo o dos Leconte.
Graças ao alerta dado por Patapouf, estes foram salvos. Mas este Yorkshire não está em sua primeira graça salvadora: no passado, ele salvou uma criança de se afogar graças aos seus latidos.
Ele é um herói predestinado, não acha?