Ter um cão como animal de estimação em casa não é uma tarefa fácil, pois requer muito cuidado e atenção, mas sem sombra de dúvida é algo bastante prazeroso, e quem convive com um cachorro sabe: eles ficam ainda mais bonzinhos quando você fica triste e começa a chorar. E a ciência confirma o que eu acabei de lhe dizer.
Estudo realizado com 18 cães e seus proprietários por uma universidade de Londres, demonstrou que os cães geralmente sabem quando uma pessoa está triste.
A ideia do estudo era bem simples: avaliar o comportamento dos cães em algumas situações.
O teste aconteceu da seguinte forma: Enquanto os proprietários dos cães conversavam normalmente com os pesquisadores, sem lhes dar atenção. Seis deles se interessaram quando o pesquisador ou o dono começou a cantar. Mas quando um dos dois chorava, a maioria (83%) dos cachorros se aproximava. E vinham com a cabeça baixa e o rabinho entre as pernas – segundo a pesquisa, esse comportamento submisso pode ser sinal de empatia.
No entanto, psicólogos liderados por Jennifer Mayer realizaram testes para avaliar a resposta dos animais às emoções humanas.
Quando alguém fingia chorar, o animal se aproximava e, com submissão, imediatamente procurava contato físico para atenuar essa tristeza.
Nas conclusões do estudo, a maioria dos cães respondeu ao choro com empatia, lambendo e tentando confortar.
Leia também: Ele estava com frio e com fome nas ruas depois de ser abandonado devido a pandemia até que alguém o viu. Homem constrói casa para cachorro de rua e graças a isso sua vida mudou da lama para o vinho Cachorro conhece os bebês de seu dono e sua reação emociona a todos