Um juiz de Itajaí pretende ressocializar os presos de maneira inovadora: os presos devem cuidar de cães abandonados.
Durante essa primeira fase, 10 internos da Penitenciária de Canhanduba terão a oportunidade de cuidar desses animais enquanto recebem um curso profissional de banho e tosa.
Todos os cães que foram resgatados e mantidos na unidade serão disponibilizados para adoção.
O projeto, chamado ReabilitaCÃO, é uma iniciativa da Agente Prisional, Bruna R. W. Logen, e pretende esclarecer duas questões: a ressocialização dos reclusos e a deteriorada situação enfrentada por muitos cães de rua.

A ressocialização dos detidos
Bruna explica: “A ideia surgiu pela procura de maneiras diferentes do que já existe em termo de ressocialização prisional em Santa Catarina.
Foram necessários doze meses de antes que o programa saísse do papel. Os próprios prisioneiros montaram um local com grama, brinquedos e uma piscina para os animais se refrescarem no calor.
“Já estamos vendo uma mudança de comportamento”
Os resultados “já podem ser vistos no comportamento dos presos”, disse a juíza Cláudia Ribas Marinho.
Especialistas psicossociais avaliaram o comportamento dos presos antes e depois do programa. Há uma mudança de personalidade e mais confiança no futuro “, afirmaram.
Marcelo Ribas, diretor da prisão de Canhanduba, disse que os presos que atendem a critérios pré-determinados, como bom comportamento, são aprovados para participação no ReabilitaCÃO. Também leva em consideração os sintomas de depressão e ansiedade.
Os participantes do programa cumprem menos tempo na prisão. O condenado faz esse trabalho de forma voluntária, e a cada três dias de trabalho, ganha a diminuição de um dia de cadeia, explica o diretor.
O que você acha desse projeto?
Marque seus amigos para que eles possam expor suas opiniões.
LEIA TAMBÉM:
Rottweiler dá à Luz no Meio da Noite a Segunda Maior Ninhada já Registrada e Surpreende a Todos!
Ele latiu por 7 horas até que Resgataram seu Dono de 81 anos que havia caído numa vala.
Pit bull Herói, Morre após Salvar Crianças de Ataque de Cobra Venenosa.
APROVEITA E SE INSCREVE EM NOSSO CANAL: