A surdez em cães é mais comum do que parece e por muitos anos muitas mentiras foram ditas sobre esses animais. Que se, como são surdos, não latem, ou que é impossível educá-los adequadamente, entre outros mitos.
Os cães que não ouvem , apesar de sua deficiência física, são cães como os outros, que brincam com crianças, andam conosco e nos dão amor sem pedir mais nada em troca que não seja o nosso amor em reciprocidade.
Jögan é um cachorro bonito, seu único “pecado” faz com que seja rejeitado.
Em Florianópolis, um filhote foi adotado por uma família que, ao perceber que o menino peludo de 11 meses apresentava problemas auditivos, o devolveram sem mais para o canil, como se fosse um objeto defeituoso.
Felizmente, a justiça é cega e não surda, porque, como se caísse do céu, um estudante com a mesma condição apareceu na vida, esse pobre cão que sempre era discriminado, foi adotado e agora eles são melhores amigos.
Apesar de já ter uma cadelinha, eu estava tentando encontrar um novo membro canino para se juntar a ela. Disse João Gabriel.
Com o tempo, o esforço do jovem valeu a pena quando um dos amigos de João encontrou Jögan, o nome com o qual o animal foi batizado , em uma rede social que o ofereceu para adoção através da Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis.
“Estamos muito felizes com ele e temos muita empatia, devido à identidade dos surdos. Ele está feliz porque temos nossas estratégias de adaptação em casa . Compartilhando nossos costumes, sempre apagamos e acendemos a luz para mostrar para Jögan como fazemos entre nós ”, disse João.
João diz que ele e seu outro cachorro, Gabi, se davam muito bem, mas agora com dois animais de estimação dóceis, mansos e educados que aprendem rapidamente que se alimentam, o que representa um desafio de coexistência, mas, no final, eles apreciam isso com suas demonstrações diárias de afeto e carinho por seus humanos.
Gabi e Jögan
“Eles já conhecem alguns sinais da Libras e, desde quinta-feira, estão aprendendo a andar, pedir para sair e esperar”, revelou o aluno.
Cães surdos reagem à vibração dos sons e até aprendem a responder, tanto aos cuidadores quanto a outros cães latindo. Embora eles não possam interpretar nossas palavras, isso não significa que eles não aprendem.
Para educar um cão surdo, basta substituir as palavras por gestos.
Segundo a Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis, dos 150 animais coletados, 90% são adultos e 40% têm uma condição especial, ou seja, são idosos ou são animais com deficiência.
O que algumas pessoas não entendem é que a idade ou suas diferentes habilidades não se limitam a fornecer amor e devoção.
Para tornar mais fácil para seu animal de estimação interpretar seus gestos, simplifique-os e repita-os constantemente. Quando o cachorro conseguir entender você, dê uma recompensa a ele. O importante sempre será fornecer o amor necessário para fazer você se sentir parte de sua família.
Compartilhe esta linda história de amor e vida saudável com seus entes queridos e amigos!
Obrigado desde já ❤️
LEIA TAMBÉM:
No Meio de um Colapso Nervoso, um Cachorrinho Percebe que eles a Salvaram de ser Sacrificada.
Mecânico Indiano Resgatou Mais de 1.000 Animais Selvagens Feridos.
Menina Canta Para seu Gato de 14 anos Pela Última Vez e Ele Morre Pacificamente em seus Braços.
APROVEITA E SE INSCREVE EM NOSSO CANAL: