O heróico veterinário Konrad Kuzminski, faz parte de uma equipe de pessoas corajosas que estão salvando vidas indefesas em solo ucraniano. Este veterinário é de origem polaca viajou para o país vizinho para ajudar os animais.
O conflito entre a Rússia e a Ucrânia não apenas afetou milhões de pessoas, mas também animais de estimação ficaram desprotegidos e gravemente feridos. O veterinário faz parte de uma organização responsável pelo resgate e reabilitação de animais de rua.
Konrad se alistou para servir no meio do conflito. Konrad dirige uma ambulância todos os dias e atravessa a fronteira entre a Polinia e a Ucrânia para salvar animais doentes e desorientados. De acordo com o veterinário, a situação é sombria, os animais vagam com os membros quebrados devido ao bombardeio.
O veterinário resgata todos os animais que encontra diariamente e depois os transfere para um local seguro. Uma grande parte dos pequeninos é acolhida no abrigo. Ele e seus colegas fazem todo o possível para salvá-los, mas alguns animais estão em condições tão ruins, que tiveram que passar pela eutanásia.
Uma situação de partir o coração para todos.
Desde o início do conflito, o veterinário resgatou mais de 100 filhotes e dezenas de gatos, coelhos, hamsters e até um camaleão. Não importa de que criatura estamos falando, Konrad está disposto a ajudá-los e salvá-los de tanto caos e dor causados pela guerra.
“Estivemos envolvidos em muitas missões de resgate lá, resgatando animais que nos falaram ou que foram levados para abrigos. Muitos deles estão em má forma, doentes, famintos ou sofrendo de membros quebrados. Recolhemos todos os animais que encontramos e trazemos para o nosso abrigo para serem cuidados”, explicou.
Nas últimas semanas o trabalho deste veterinário se multiplicou, são muitas horas investidas em papelada, conduzindo e resgatando cada animal que precisa, mas nada será demais para ele na hora de ajudar. Por esse motivo, a equipe trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, para salvar o maior número possível de animais.
Afeta o veterinário ver não só a dor das pessoas, mas dos animais e somado a isso ver que muitos bichinhos também são esquecidos. Embora nem todos os donos deixem seus companheiros de lado, alguns os levam consigo e outros pedem ajuda para resgatá-los.
Ucranianos entram em contato com o abrigo para implorar para resgatar seus animais de estimação.
“No fim de semana passado, recebi uma ligação de um cara que estava na Ucrânia e ele disse que morava sozinho, mas tinha um cachorro e queria que cuidássemos dele porque ele ia lutar contra os russos.
Combinamos de nos encontrar na fronteira e ele estava chorando quando me entregou seu cachorro, mas eu disse a ele que cuidaríamos dele e que ele poderia pegá-lo quando tudo acabasse.”
Em meio a toda a dor que todos os ucranianos sentem ao ver seu país destruído e a perda de seus entes queridos, a generosidade de pessoas como esse veterinário e a equipe do abrigo fazem toda a diferença. Eles não serão capazes de parar a guerra, mas sua ação está ajudando a salvar muitos animais e aliviar a dor de seus donos.
Que os gestos de generosidade e boas ações sejam a única coisa que invade o mundo, essas famílias nunca deveriam ter se separado.