Com o passar dos dias, a guerra na Ucrânia produz mais dor, e infelizmente os animais também sofrem com isso, mas um veterinário está tentando fazer a diferença.
Seu nome é Jakub Kotowicz, um profissional de 32 anos que está arriscando sua vida nas cidades atacadas para tirar os animais de estimação do perigo. O veterinário está sendo anunciado como um herói e sem dúvidas as suas ações realmente justificam esse título.
Em meio a um ambiente em que todos tentam proteger a si e seus entes queridos, é raro encontrar atos como esse em que alguém arrisca a vida de animais. As estradas que o veterinário e outros colegas percorrem são extremamente perigosas, ainda mais com algumas cidades tomadas pelos russos.
O jovem está determinado a continuar ajudando.
A última viagem feita por este veterinário foi na semana passada para a cidade de Lviv e até hoje colaborou no resgate e transferência de pelo menos 60 cães e mais de 200 gatos. Eles constantemente se deparam com animais desorientados e feridos que perderam seus donos ou simplesmente foram deixados para trás.
Alguns ucranianos fogem com seus animais de estimação, mas outros são forçados a fugir sem eles. Embora os cães e gatos sejam os animais mais comuns nos dias de hoje, o veterinário também ajudou outras criaturas curiosas, como uma cabra pigmeu com uma lesão nas pernas, que graças a sua ajuda, conseguiu se salvar.
A trajetória deste veterinário não acontece sozinho, Jakub se alista com outros profissionais e através das expedições armadas por sua organização, a ADA, podem chegar aos locais mais afetados. Uma vez que todas as criaturas estão abrigadas, a jornada para a fronteira polonesa começa.
Cada viagem é uma roleta porque eles não sabem que situação podem enfrentar, mas o veterinário está disposto a continuar correndo o risco. Sua organização tem uma clínica particular, então os animais resgatados fazem sua primeira parada lá para um check-up.
Entre os casos mais difíceis que o veterinário teve que atender, estava o de um filhote com um projétil alojado na coluna. Partia o coração de Jakub imaginar que alguém o havia machucado deliberadamente, mas coisas tão horríveis como essa acontecem na guerra.
Muitos desses animais foram deixados para trás por suas famílias, então reconquistar sua confiança é outro processo difícil. O veterinário sabe que um tremendo trabalho de reabilitação o espera nos próximos meses. Muitos desses peludos estão sendo adotados em toda a Europa.
A cabra que o veterinário resgatou agora faz parte de sua família e ele a chamou de Sasha, mas dezenas de animais ainda aguardam sua reabilitação.
“Às vezes, os animais que estão em muito mau estado ficam conosco por dois ou três meses, ou até que se recuperem. O próximo comboio pode ser na semana que vem, porque é muito perigoso”, explicou.
O trabalho que este veterinário faz leva toda a nossa admiração. Mas a guerra que está sendo travada no país vizinho está afetando tantas vidas que esse jovem e sua equipe só querem fazer o que querem: colaborar com os mais em necessidade.
Esperamos que os anjos estejam sempre do seu lado e cuidem de todos os perigos diante da complicada missão que você definiu para si mesmo. Sem dúvida, estes são os verdadeiros heróis do nosso século.