Nós amamos os cães e ao que parece, existe algo sobre a felicidade que eles nos proporcionam que tem a capacidade de nos dar mais anos de vida. E agora há algumas pesquisas científicas que reforçam esse sentimento! Os cientistas estudam isso há séculos, mas um estudo recente conta como ter um cão pode acrescentar anos à sua vida.
Cientistas da Universidade de Uppsala, na Suécia, estudaram mais de 3,4 milhões de suecos sem nenhum histórico de doença cardíaca. E como todas as visitas hospitalares na Suécia estão ligadas a números de identificação pessoal e todos os cães estão registrados no governo, isso criou o cenário ideal para estudar a saúde e o efeito de um cão sobre ela.
O que o estudo descobriu é muito interessante.
As pessoas correm menos risco de morrer de doenças cardiovasculares se possuírem um cão em casa.
Os cientistas também estudaram a diferença entre casas com várias pessoas e lares com uma única pessoa, e esses resultados sugerem que os cães realmente fazem parte da família. Em lares com várias pessoas, o risco cardiovascular diminuiu em 11%. Esse número subiu para 15% em lares solteiros.
“Talvez um cão possa ser um importante membro da família em lares solteiros”, disse Mwenya Mubanga, principal autora do estudo e estudante de PhD no Departamento de Ciências Médicas e no Laboratório de Ciência para a Vida da Universidade de Uppsala, em um comunicado. .
O cientista continuou: “Os resultados mostraram que donos de cães solteiros tiveram uma redução de 33% no risco de morte e 11% de redução no risco de infarto do miocárdio durante o acompanhamento, em comparação com os não-proprietários solteiros”.
Isso não explica por que os donos de cães vivem mais, mas os pesquisadores têm algumas idéias.
E, claro, havia limitações para o estudo em relação à saúde de um proprietário antes de comprar seu cão. Mas algumas hipóteses ainda podem ser traçadas.
“Sabemos que os donos de cães em geral têm um nível mais alto de atividade física, o que poderia ser uma explicação para os resultados observados”, disse Tove Fall, autora sênior do estudo e professora associada em Epidemiologia no Departamento de Ciências Médicas e Ciência para Laboratório de Vida na Universidade de Uppsala.
“Outras explicações incluem um maior bem-estar e contatos sociais ou efeitos do cão no microbioma bacteriano do proprietário”, acrescentou Tove.
VÍDEO MOSTRA QUE TER UM CACHORRO EM CASA, ACRESCENTA ANOS DE VIDA AO SEU DONO!
Nós meio que já sabíamos disso o tempo todo, mas não é ótimo finalmente ter alguns dados concretos por trás disso? O que você acha do estudo? Você acredita que os cães realmente acrescentam anos à vida de alguém? Deixe-nos saber nos comentários!
Não deixe de COMPARTILHAR essa matéria no seu facebook! CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO ?⤵