Todos os dias, milhares de bombeiros e policiais nos quatro cantos do mundo colocam sua segurança em risco para o bem da comunidade em que vivem.
No entanto, os bombeiros da cidade chilena de Iquique decidiram mostrar seu amor por um membro quadrúpede de seu departamento que cruzou o arco-íris esta semana.
Por mais de uma década, este doce cachorro chamado Negrão viveu ao lado de socorristas do Corpo de Bombeiros de Iquique.
Em seu papel de cão de estação, ele vigiava enquanto os bombeiros eram despachados para receber ligações e estava sempre lá para cumprimentá-los com carinho, abanando o rabo assim que retornavam.
A presença feliz do cão certamente ajudou a aliviar o estresse das pessoas ao seu redor enquanto realizavam seu trabalho, muitas vezes perigoso. E isso tornava os longos períodos de silêncio mais agradáveis.
Mas, infelizmente, assim que todas as coisas boas da vida foram embora, os alegres anos de serviço de Negrão terminaram.
“Esta tarde, nosso bombeiro de quatro patas deixou a Terra.” Escreveu o corpo de bombeiros em uma postagem online. “Muito obrigado por todos os anos que esteve conosco. Vamos nos lembrar de você para sempre ”.
Mas os colegas de Negrão continuaram a honrá-lo com mais do que palavras.
A diretoria decidiu dar um passo além, dando ao cão o título de “bombeiro honorário” e dando-lhe as últimas homenagens que o acompanham.
Em uma cerimônia para o amado cão, o corpo de bombeiros realizou um funeral da guarda de honra para se despedir.
“Negrão era um de nós, um desta família.” Disse o capitão dos bombeiros, Jorge Tapia. “Despedimo-nos numa cerimónia muito emocionante quando nos despedimos de um dos nossos, que era uma parte importante desta organização.”
E quando o caixão do cachorro foi levado embora, ladeado por seus colegas, sua importância para eles ficou clara.
O corpo de Negrão foi enterrado naquela noite em um terreno não muito longe de onde ele serviu tão obedientemente. Uma árvore também foi plantada nas proximidades, em sua memória amorosa.
Embora este cão do corpo de bombeiros tenha tocado claramente o coração de todos que o conheceram pessoalmente ao longo de seus muitos anos juntos, o legado de Negrão vai muito além de seu gesto de respeito e amor demonstrado esta semana.
“Em memória do nosso negrão. Animal de estimação fiel, amigo e protetor ”.