Uma das realidades mais tristes com a qual aqueles de nós que optam por adotar um filhote devem lidar, em vez de comprar um filhote bem treinado, é que devemos passar pelo processo para convencê-lo a ficar conosco.
Muitos desses cachorros trazem problemas dos abrigos onde foram recebidos, quando não foram vítimas de algum tipo de abuso ou más experiências em suas vidas anteriores.
É por isso que os primeiros anos em que partilhamos com um cachorro resgatado são fundamentais para o seu desenvolvimento e a sua relação conosco.
Foi o que Moka, um cachorrinho de apenas sete meses, recentemente adotado por uma família de Turim, na Itália, não teve tempo de aprender. O menino estava morando com seus novos donos por algumas semanas, quando uma noite se perdeu.
Desesperados, seus donos saíram para conhecer o bairro onde moravam. Eles visitaram as ruas onde haviam estado antes com a pequena Moka, bem como os lugares que poderiam lembrá-lo de seu passado, mas não conseguiram encontrá-la.
Em uma tentativa mais desesperada, suas donas, Beatrice e Margherita, criaram um Facebook. Nele colocam fotos de Moka, bem como pedidos de ajuda. O que eles não esperavam era o sucesso retumbante que sua iniciativa teria.
As pessoas começaram a trocar informações, apontando todos os cães semelhantes que viram nas ruas de sua amada Torino. Da mesma forma, alguns até prometeram ajudar na busca, revezando-se para vasculhar as ruas em busca de Moka.
Os esforços valeram a pena. Moka foi encontrada e devolvida aos braços de seus donos.
Empolgados com o resultado, eles contaram sua história:
“Um pesadelo acabou para nós. Nestes cinco dias que não vivemos, nossos pensamentos sempre estiveram em Moka. Agora ele está finalmente em casa conosco: ele está bem, ele está muito cansado, muito magro mas não tem nem um arranhão. Assim que nos viu, saltou para os nossos braços, encantado por nos ver. Quando entramos no carro para levá-lo para casa, ele imediatamente adormeceu em nosso colo. Se por todos os cães fugitivos, todos fizessem uma rede de redes sociais, de ajuda no campo da colaboração, de apelos nos jornais, como feito para Moka, muitos estariam perdidos. ”
Essa é uma prova muito clara de que a união é a forma como as pessoas fazem o melhor dos trabalhos. ❤🐾