Resgatar um cão desabrigado é uma das experiências mais gratificantes que você já terá. Com o propósito de proporcionar a melhor recepção para o mais novo membro da família, é importante determinar a idade do cachorro – ou pelo menos um intervalo preciso.

Para que saibamos os dias de vacinação, os teste de doenças comuns e a dieta ideal para o cãozinho. Precisamos mais ou menos quantos anos tem o animal. Seu veterinário pode ajudá-lo com essa estimativa e essas cinco dicas irão ajudá-lo a reduzir a faixa etária do seu novo filho.

1. Estude os dentes do cachorro

Enquanto os dentes do filhote de cachorro são fáceis de encontrar – não há dúvida com aquelas pequenas e adoráveis agulhinhas! – Já os dentes de cães adultos e idosos são um pouco mais difíceis de ser encontrados

Em geral, os cães devem ter seu conjunto completo de dentes permanentes até que atinjam os seis meses de idade. A partir desse ponto, a aparência dos dentes só mudará com o início da coloração e de alguma doença dentária.

A condição dos dentes de um cão adulto depende muita da raça, do formato da cabeça, de sua alimentação e dos cuidados dentários que receberam.

Apenas avaliando mudanças dentárias como o acúmulo de tártaro e a coloração são fatores mínimos para se definir a idade de um cachorro adulto. Cachorros que estão a muito tempo na rua ou sobre negligência de seus donos também podem ter dentes quebrados, perdidos ou apodrecidos antes do tempo.

Quer saber mais sobre sobre como limpar os dentes do seu cachorro ? Preparamos esse artigo com 7 maneiras simples e diferentes de fazer a limpeza sem que eles te odeiem.

2. Olhe para seus olhos

Os olhos dos cachorros são mais do que janelas para a alma, eles também podem ser uma ferramenta útil para estipular sua idade!

À medida que os cães atingem a meia idade, as lentes dos olhos começam naturalmente a endurecer, produzindo uma aparência azul-cinza suave. Isso é conhecido como esclerose lenticular e torna-se notável quando a luz capta os olhos de cães de seis a oito anos de idade ou mais.

As cataratas tendem a ocorrer em cachorros que atingiram a adolescência ou pelo menos os 10 anos. Elas são mais visíveis que a esclerose lenticular e tem a cor branca láctea.

3. Examine sua pelagem

Em geral, os cães jovens têm pelos mais macios e mais lustrosos devido aos níveis de umidade na pele. Com isso, a qualidade do seu pelo pode ser afetada pela raça, estilo de vida, alimentação e condições da pele. Muitos cães de abrigo sofrem de infestações de pulgas e carrapatos, pelos embaraçados, sujos, gordurosos ou quebradiços devido à má alimentação e à falta de cuidados adequados. Qualquer um desses fatores pode fazer com que eles pareçam ser mais velhos do são.

Assim como a gente os cães também ficam com os pelos acinzentados quando vão  envelhecendo, algumas raças como Golden Retriever no entanto podem ficarem cinzentas já aos 4 anos de idade.

Um indicador forte de que o cachorro já é adulto e um pouco mais idoso é quando em torno do seu focinho o pelo começa a ficar cinza. Infelizmente só com isso não podemos fornecer uma estimativa mais precisa sobre sua idade, mas já são indicativos.

4. Observe o comportamento do seu cachorro

À medida que a maioria dos cães envelhecem, seu nível de atividade começa a diminuir ou pelo menos se tornar mais controlado. Os filhotes naturalmente são sempre mais ativos e brincalhões, mas isso não significa que cães mais velhos não sejam ativos também! Na verdade, muitos permanecem brincalhões e com muita energia pra gastar até seus últimos anos.

Os adultos mais velhos tendem a dormir mais e a serem mais lentos quando se levantam, deitam-se, escalam escadas ou até mesmo na hora de pular no carro. Essas mudanças ocorrem à medida que o corpo envelhece e os sinais de artrite se estabelecem.

Cães idosos podem ter problemas para dormir durante a noite ou desenvolver incontinência urinária. Alguns passam a ter mudanças semelhantes à demência em seres humanos, ficando confusos e esquecidos.

5. Avalie o nível da aptidão física

Os cães mais jovens tendem a ser magros, musculosos e flexíveis. Procure os grupos musculares consistentes e poderosos nas coxas e ombros. Isso indica um filhote de cachorro saudável e jovem.

Os cachorros de meia idade costumam ganhar peso à medida que seu metabolismo e nível de energia diminuem.

Quando os cães atingem seus últimos anos, as mudanças no tônus ​​muscular são especialmente visíveis no crânio, pois os músculos do rosto começam a diminuir revelando a estrutura óssea embaixo. Os idosos podem perder ou ganhar peso, dependendo de sua raça, estilo de vida e saúde.

Embora não haja um método seguro para determinar a idade exata de um cão, essas dicas vão te ajudar a diminuir a ter uma base para que você possa cuidar da maneira mais apropriada do seu mais novo amigo peludo!

REVEJA ESSE ARTIGO NO FORMATO DE VÍDEO E ENTENDA MELHOR COMO DESCOBRIR A IDADE DO CACHORRO ADOTADO OU EM SUA FASE ADULTA!

Gostou desse artigo? ? Não esquece de Compartilhar com Seus amigos! CLIQUE NO BOTÃO ABAIXO PARA COMPARTILHAR ⤵⤵⤵

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *